No domingo 1º de março de 2015, comemorou-se os 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa. No mesmo domingo o Jockey Club Brasileiro realizou um especial programa de corridas, em tarde festiva, com as realizações das duas segundas provas das tríplices-coroas cariocas, e ainda uma prova clássica, listada em 1.000 metros.
O Clássico Orsenigo reuniu um pequeno lote de concorrentes, mas altamente seleto. A campeã de velocidade na Gávea, Blind Ambition e o ótimo velocista Desejado Magee dava muito brilho à prova, que serviria como uma das preparatórias para o G.P ABCPCC, a prova de velocidade da véspera do G.P São Paulo, a ser corrido no primeiro domingo de maio. Inteligentemente, Blind Ambition sempre corre perto para uma aceleração final, mas o problema a enfrentar era o fato de que o seu forte competidor também normalmente corre de modo semelhante. O que se viu foi uma brilhante exibição dos dois velocistas, que correram conforme as suas características, Desejado Magee um pouco mais à frente, e chegaram à linha de chegadas escassamente separados, com mais uma vitória da espetacular égua. Blind Ambition, de criação e propriedade do haras líder, o Santa Maria de Araras, é uma filha de Put it Back em filha de Roi Normand, linha baixa do Haras Santa Ana do Rio Grande, treinada por Roberto Morgado Neto e montada por V.Gil, jóquei muito bom, com boa noção no percurso e calmo na última reta, só exigindo ao máximo na hora precisa, mas que tem o hábito de “caçar” os seus adversários que, em seu juízo, ameaçam a vitória do seu conduzido, contando para isso com a complacência da Comissão de Corridas do JCB, muito benevolente. O tempo do Clássico Orsenico foi muito bom, 54.32 segundos.
O G.P Francisco Eduardo de Paula Machado, a segunda prova para produtos, levava o nome do sócio que comandou o destino do Jockey Club Brasileiro por cerca de 40 anos, na maioria do tempo como Presidente e também em tempo menor na vice-presidência, mas comandando dois ilustres sócios que ocuparam a cadeira presidencial. Foi um bom páreo, mas menos forte do que era esperado, pela ausência de Outplay (parece que com problemas nas entrecordas), Oregon Pine, vencedor da 1ª etapa da tríplice) mas que saiu da raia passando mal, pois em páreo violento e em raia naquele dia muito dura (correu desferrado), Paint Naif (que na última reta entendeu de atropelar por dentro, contrariando as instruções recebidas e naturalmente não encontrando passagem livre, e ainda tendo se apresentado posteriormente com uma broca em um dos cascos), Bonaparte (aparentemente guardado para o Derby do dia 31 de Março, antes de seguir para os Estados Unidos). O vencedor foi Universal Law, filho de Christine´s Outlaw em égua por Ramirito de criação do Haras Cruz de Pedra e de propriedade do Haras Regina, que foi também o proprietário do 2º colocado, Caballo de Hierro filho de Wild Event em égua por Punk. O tempo foi muito bom 1.58.11. O treinador dos dois primeiros colocados é Roberto Solanés.
A outra prova nobre foi o Grande Premio Diana, segunda prova da tríplice das potrancas que em princípio indica o mais importante nome entre as fêmeas daquela geração. A vencedora fora arrematada em um leilão, realizado na Gávea, adquirida do Haras Santa Maria de Araras, de nome Cruiseliner, uma filha de Wild Event em filha de Trempolino. A segunda em atuação brilhante foi Leading Hat, uma filha do garanhão nacional Top Hat em filha de Roi Normand, de criação de propriedade do clássico Haras São José da Serra. O tempo foi de 2.00.06. A terceira colocada foi a favorita Caritzia uma filha de Elusive Quality na recordista Rubia del Rio, uma Put it Back.
O campeoníssimo J.Ricardo mais uma vez veio abrilhantar o especial programa realizado no dia 1º de março. Além de várias colocações em outros páreos foi também o 2º colocado nos dois Grandes Prêmios (F.E.P.Machado e Diana).
Outro detalhe importante foi o espetacular resultado do treinador Roberto Solanés, um dos mais moços na profissão e um dos maiores ganhadores, já que foi o responsável pelo treinamento, nas duas provas de Grupo I, dos dois ganhadores e também dos dois segundos colocados. Esse especial resultado coloca Roberto Solanés em definitivo entres os astros de sua profissão.
