Mil vitórias de um campeão chamado Vagner Borges » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Mil vitórias de um campeão chamado Vagner Borges

Batuaregood ChegadaAos 22 anos de idade, natural do Rio Grande do Sul, o jovem Vagner Borges chegou às 1.000 vitórias, somente no Hipódromo da Gávea, no sábado (18/01) através da potranca Betuaregood (foto ao lado) (Marcelo Camacho Carneiro), treinada por Dulcino Guignoni. Bicampeão da estatística de pilotos do turfe carioca (2011/2012 e 2013/2014) e no caminho de sua terceira conquista, Borges é ainda o recordista de vitórias da Escola de Profissionais do Turfe do Jockey Club Brasileiro, tendo conseguido somente no período em que era aprendiz, 401 triunfos.

Borges entra para um seleto grupo de profissionais com mais de 1.000 vitórias (2009/2010 – 82v.= 2010/2011 – 177v = 2011/2012 – 244v = 2012/2013 – 156v = 2013/2014 – 212v = 2014/2015 = 130v até o momento), somente no Hipódromo Brasileiro, e que ainda estão atuando no JCB. Entre eles estão: Carlos Lavor (3.890); Marcelo Almeida (1.747); Cesar Gustavo Netto (1.385); Alex Mota (1.235); e Marcos Mazini (1.179).

Contratado do Stud Alvarenga, sempre “de bem com a balança”, montando para praticamente todos os treinadores e proprietários, admirado e respeitado por seus colegas de profissão e turfistas, além de muito bem quisto entre treinadores, criadores e proprietários, Borges possui um dom único para conduzir um Puro-Sangue Inglês e, sem complicar ou atrapalhar o percurso de seus conduzidos,já levou para casa algumas das provas mais importantes do calendário clássico nacional.

Sutil Chegada postAtual Tríplice Coroado e campeão do Grande Prêmio Brasil (G1), conduzindo o fenômeno Bal A Bali (Put It Back) conquistou além da prova máxima do turfe nacional os GGPP Estado do Rio de Janeiro (G1), Francisco Eduardo de Paula Machado (G1) e Cruzeiro do Sul – Derby (G1). No final do fantástico 2014 para o piloto, em seu estado natal passou na frente no GP Bento Gonçalves (G1), levando Whoopee Maker (Eduardo Carvalho Lubianca) a belo êxito.

Foi debaixo de muita chuva, em 2013 que Borges levantou seu primeiro G1, montando Sutil (foto acima) (Haras São José da Serra), logo no importantíssimo Grande Prêmio Diana (G1). Em seguida venceu o seu primeiro Derby (GP Cruzeiro do Sul G1), com Mojito (Stud Alvarenga). Na semana do GP Brasil deste mesmo 2013, o bridão ganhou o Grande Prêmio Major Suckow (G1) pilotando Desejado Put (Stud Alvarenga), preparado pelo vitoriosíssimo Julio Cezar Sampaio.

Desde o êxito de Mister Mago (Haras Mersen), treinado por Antônio Ricardo da Silva, em 23 de novembro de 2009  (CLIQUE AQUI para ver a 1ª vitória de V.Borges) até o conseguido com Orca (Stud Alvarenga), no mesmo 18 de janeiro de 2015, portanto já são 1.001 triunfos, Vagner Borges encanta a todos com sua técnica apurada, seu rigor na medida certa, sua noção de  percurso e seu sorriso fácil após VBomsophiacada ida ao winner’s circle.

Em 2014, justamente quando Bal A Bali levantava o GP Brasil, Borges escrevia a maior e mais bela página da história de sua vida,  com o nascimento da pequena Sophia Helena, fruto da união com sua esposa Hortência Muniz.

Parabéns Vagner Borges, um campeão dentro e fora das pistas!

por Fernando Lopes – fotos: Arquivo Pessoal e Gerson Martins

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo