Ostentando forma absurda aos 8 anos, sinal evidente de sua genética privilegiada – não por nada seu proprietário levou sua mãe, a fantástica Principessa di Capri para seu haras -, Filo di Arianna conquistou nesta sexta-feira, 23 de agosto, o bicampeonato do King Edward Stakes (G2), carreira em 1.600 metros, grama, com bolsa de US$ 200 mil, disputada no Hipódromo de Woodbine, em Ontario, Canadá.
Filo di Arianna mandou na carreira desde a largada. O campeão de 2022, War Bomber seguia de perto o vencedor do páreo em 2023. E os dois davam fila de que brigariam para ser o bicampeão da carreira até o espelho.
Na reta decisiva, War Bomber partiu com tudo para cima de Filo di Arianna, que mostrou valentia para resistir ao rival e cruzar o espelho com mínima vantagem. Secret Reserver, Wicked Django e Cruden Bay completaram o marcador.
Um filho de Drosselmeyer e Principessa di Capri (Northern Afleet), criado pelo Stud Principessa di Capri e defensor da parceria Gary Barber, Wachtel Stable e Peter Deutsch, Filo di Arianna possui agora nove triunfos em sua campanha – três na Gávea – as melhores nos GPs Conde de Herzberg (G2) e Mario de Azevedo Ribeiro (G3) – e seis em Woodbine – com destaque para o Connaught Cup S. (G2) e este bicampeonato do King Edward S. (G2) -, com prêmios – entre Brasil, EUA e Canadá – superiores a U$ 640 mil.
Muito bem apresentado por Mark Casse e conduzido com precisão por Sahin Sivaci, o ganhador parou os relógios em 1min34s07, com parciais de 23s75; 46s09; 1min09s27; 1min21s17.
por Fernando Lopes – foto: Michael Burns