Invicta em quatro apresentações, sempre impressionado em seus triunfos, Ethereum deu mais uma bela demonstração de seu poderio locomotor, conquistando a primeira prova de graduação máxima do seu turf-record, com a bela vitória no Grande Prêmio Margarida Polak Lara – Taça de Prata Potrancas (G1). O páreo, uma merecida celebração para a 1ª dama do turfe e co-fundadora do Haras Faxina, disputada em 1.600 metros, grama pesada, foi um dos destaques da ótima jornada do domingo, 04 de agosto, no Hipódromo da Gávea, com a realização do Festival dos Criadores da ABCPCC.
Isla Gorriti pulou na dianteira, mas logo acabou suplantada por Vivi Magique no comando das ações. Niver Ball, Sorte Pura e a favorita Ethereum. Samcat, New Don’t Cry, Alta Vista, La Color Trick, New Tapit e New Jersey vinham na sequência. Corrida com mais calma, Sorte Pura aproximava-se na grande curva, trazendo Ethereum em seu encalço.
Em plena reta final, Isla Gorriti partiu para cima de Vivi Magique, mas as duas não mostravam forças para vir brigando até o espelho. Pelo meio de pista, Sorte Pura assumiu a primeira colocação, com Ethereum muito próxima, passando para segunda, por fora da pilotada de Henderson Fernandes. Valente e muito corredora, Ethereum correspondeu plenamente quando exigida por José Aparecido (perfeito no dorso da ganhadora), tacou Sirte Pura e suplantou a rival, para conseguir belo e importante êxito, mantendo-se imbatível. Sorte Pura formou a dupla, em bela performance. Niver Ball confirmou a ótima estreia, finalizando em terceiro, não muito longe das duas primeiras. New Don’t Cry e Alta Vista fecharam o placar.
Mandada à pista em forma soberba pelo craque Cosme Morgado Neto, Ethereum é uma 3 anos, filha de Courtier e Etapa Vencida, por Wild Event, criada por Carlos dos Santos e defende as cores do Stud New Bridge. Na sua quarta vitória, em igual número de saídas, esta a terceira clássica, as outras nos GPs Francisco Villela de Paula Machado (G2) e Adayr Eyras de Araújo (G3), Ethereum passou a milha em 1min35s36.
VEJA A GALERIA DE IMAGENS DO GRANDE PRÊMIO MARGARIDA POLAK LARA – TAÇA DE PRATA POTRANCAS (G1)
por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli