Égua das mais regulares da Geração 2019, faltava uma prova graduada para coroar a boa campanha de Lady Rose. Não falta mais. A alazã, praticamente de ponta a ponta, dominou os 2.000 metros, grama pesada, com sete metros de cerca móvel, do Grande Prêmio Duque de Caxias (G2). A carreira, uma homenagem do JCB ao patrono do Exército Brasileiro, foi a atração central da chuvosa jornada do domingo, 27 de agosto, no Hipódromo da Gávea.
Fazendo valer a baliza um, Lady Rose saiu na dianteira. Is Not The End logo colocou-se ao lado da ponteira. Rennes, Austera Soy e Lah Lah Lah vinham próximas às duas primeiras. Afastada, Therese Helene encerrava o lote. Lady Rose e Is Not The End galopavam na frente, sempre com a defensora dos Stabile mais fácil – na grande curva, Leandro olhou por debaixo das pernas para cuidar da favorita Rennes. Austera Soy, fazendo força, Rennes e Lah Lah Lah acompanhavam bem o ritmo. Therese Helene ainda estava longe, em último.
Na hora decisiva, convidada por Leandro Henrique – perfeito no dorso da vencedora -, Lady Rose desvencilhou-se de Is Not The End e abriu vantagem na liderança. Rennes não animava, assim, como Austera Soy. Lah Lah Lah apresentou-se com boa ação pelo meio, passou para segundo, mas em nenhum momento ameaçou o firme triunfo conquistado por Lady Rose, em seu batismo nobre. Austera Soy, Therese Helene e Is Not The End completaram o marcador. Rennes decepcionou por completo, fechando a raia.
Preparada em Friburgo, no CT Lost Love, Lady Rose é uma 4 anos, filha de Drosselmeyer e Name Of Rose, por Clackson, criada pelo Haras Anderson e defensora do Stud Pedudu. Na sua terceira vitória, a primeira na grama e na esfera clássica, Lady Rose parou os relógios em 2min13s06.
A premiação contou com a presença e prestígio do Comandante Militar do Leste, General de Exército André Luis Novaes Miranda; além do Chefe de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), General de Divisão Armando Morado Ferreira; do Comandante do Grupamento de Unidades-Escola/ 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Ricardo Luiz Da Cunha Rabêlo; do Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste (CML); General de Brigada Mario Eduardo Moura Sassone; do Comandante da Base de Apoio Logístico do Exército, General de Brigada André Monteiro Gusmão, e do Chefe da Seção de Comunicação Social do CML, Coronel André Dias, além das respectivas esposas e da equipe de apoio deste Grande Comando Militar de Área.
O Jockey Club Brasileiro agradece ao Exército a parceria e serviços prestados ao nosso país ao longo de toda sua história.
VEJA A GALERIA DE IMAGENS DO GRANDE PRÊMIO DUQUE DE CAXIAS (G2)
por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli