Whoopee Maker, o herói do GP Bento Gonçalves (G1) » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Whoopee Maker, o herói do GP Bento Gonçalves (G1)

Whoopee Maker postÚnico três anos do lote, que reunia alguns dos melhores arenáticos do país, em franca evolução na sua campanha, conquistou sua quarta e mais importante vitória em seis atuações, o tordilho Whoopee Maker venceu há poucos instantes, o tradicionalíssimo Grande Prêmio Bento Gonçalves (G1). A 106ª versão da mais importante carreira do turfe gaúcho foi disputada em 2.400 metros, pista de areia

Após a excelente largada para os cinco competidores, Uareademon (Watchmon), ganhador da Polla de Potrillos (G1), no Uruguai, tomou a dianteira, seguido por Save The Tiger (Giant’s Causeway), ganhador da preparatória e com sete êxitos em seu cartel. Beduíno do Brasil (Impression), tríplice coroado paranaense e ganhador do Bento 2012, Whoopee Maker e Beautiful Point ((Point Given), excelente arenático adquirido ao Haras Anderson somente para correr a importante carreira, vinham na sequência. Sem alterações no panorama, os competidores cruzaram o disco pela 1ª vez e logo em seguida entraram na reta oposta na mesma sequência de Uareademon, Save The Tiger, Beduíno do Brasil, Whoopee Maker e Beautiful Point. Quase na curva, Whoopee Maher recebeu rédeas e passou sem luta por Beduíno do Brasil que já dava por encerrada sua missão antes mesmo da reta final. Beautiful Point já aproximava-se, ainda em último, enquanto Save The Tiger “encostava” no ponteiro Uareademon.

Na hora da verdade do Bento 2014, em rápidos galões Save The Tiger “deu voz de prisão”, como bem gosta de dizer o ótimo narrador gaúcho Aírton Barnasque, a Uareademon. Whoopee Maker passou também pelo tordilho do Stud Don Carlos e partiu para cima de Save The Tiger. Beautiful Point apresentou-se. Detalhe, todos os três pelo externo da pista, colados à cerca externa. Mesmo atirando-se para dentro, quando trocou de mão quase “se perdeu”, Whoope Maker fez valer os a escala de pesos (52×59) contra Save The Tiger e nos últimos metros dominou o rival, em êxito belíssimo. Beautiful Point terminou em terceiro, próximo. Uareademon e Beduíno do Brasil chegaram na sequência.

ContinenciaMuitíssimo bem preparado por Luis Carlos Ávila, Whoopee Maker recebeu perfeita direção de um iluminado Vagner Borges. O jovem bridão, que neste ano tornou-se pai, com certeza seu maior presente, da pequena e linda Sophia Helena, já domina o turfe carioca e fechou seu 2014 de modo irreparável, após vencer a Tríplice Coroa e o GP Brasil, tudo com Bal A Bali, ganhou a prova mais importante de seu estado natal, um sonho que acalentava desde pequeno, conforme dito em entrevista após o páreo, na qual não esqueceu de homenagear o amigo, recentemente desaparecido, Dalto Duarte, nas palavras e no retorno da pista, fazendo a tradicional “continência” (foto acima).

O ganhador é um filho de Macho Uno e Palpitante, por Belo Colony, criado pelo Haras Ponta Porã e defensor das sedas de Eduardo Carvalho Lubianca. Whoopee Maker conquistou seu quarto êxito, o primeiro de G1, em seis atuações e parou os cronômetros em 2min37s6/10, marca quase cinco segundos melhor que a de Phinochio na nova pista de areia do Hipódromo do Cristal.

por Fernando Lopes – fotos: Karol Loureiro

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo