Henrique de Toledo Lara, fundador do Haras Faxina » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Henrique de Toledo Lara, fundador do Haras Faxina

Casal Polak LaraO JCB homenageia, mais uma vez, neste sábado, 10 de maio, com uma prova de G3, Henrique Toledo Lara, que ao lado de sua esposa e baluarte do turfe nacional, D. Margarida Polak Lara era o titular de uma das mais tradicionais e antigas coudelarias brasileiras, o Haras Faxina, fundado em 1941 e tido como um dos formadores da criação nacional do cavalo PSI de corrida. Henrique Toledo Lara faleceu no ano de 1983 e em 10 de outubro de 2013, aos 107 anos, Dona Margarida também nos deixou.

Henrique de Toledo Lara comprou a Fazenda Faxina, em Santa Gertrudes, município paulista da região de Campinas, hoje com área total de 125 alqueires. Nestes 70 anos de existência do haras, garanhões nacionais como Jolly Joker e Ogan e importados como Congratulations, Antonym, Sandjar e Earldom II marcaram o desenvolvimento da criação brasileira. Este último, como pai, gerou Gadahar, ganhador do GP São Paulo de 1975 (veja ao lado o vídeo de sua vitória); como avô materno, deu a campeã Off The Way, vencedora do GP Brasil de 1983. Outro nome que não podia faltar, é o de Narvik, que também conquistou o GP Brasil de 1959 e o bicampeonato do GP Presidente da República, em Cidade Jardim, nos anos de 1958 e 59.

O norte-americano Earldom II também produziu os clássicos Hello Riso, Mirandole, New Attack, Cannele, Oh Que Boa, Nossa Jóia, Flor Linda, Golden Cloud, Hawk, Ingrato, Irme, Just So, Late Win, Never Be Bad e Kenético. No haras, ainda nasceram Laughing Boy, Clouet, Drambuia, Mignon, Apple Tart, Droless, Nice Child, Once More, Quivive, Quebra Cabeça, Quelle Nuit, Quick As Thunder, Quintus Ferus, Right Win, Romage, Serikib, a grande raçadora Risota e seu filho Rabat.

Pesquisa por Fernando Lopes – foto: Internet

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo