Turfistas de todo o Brasil que desfrutarão do feriado da independência, nessa quarta-feira (7), terão motivos de sobra para ficar de olho nas corridas do país. Na capital paulista, as tríplices coroas – de fêmeas e machos – colocarão alguns dos melhores elementos da geração 2013 em ação na pista de Cidade Jardim, enquanto que em Porto Alegre o Grande Prêmio Protetora do Turfe (L) renderá o maior teste local para o GP Bento Gonçalves (gr.II) do próximo mês de outubro.
Prova cuja própria nomenclatura se relaciona à data de 7 de Setembro, o Grande Prêmio Ipiranga (gr.I), em 1.600m na pista de grama, marca a abertura da tríplice coroa de produtos em São Paulo. E dentre os inscritos desponta, justamente, o atual líder de geração em Cidade Jardim. Maraton (Holy Roman Emperor), do Haras Moema, vem de vencer os Grandes Prêmios Farwell (gr.I) e J. Adhemar de Almeida Prado – Taça de Prata (gr.I), dando provas contundentes de seus – grandes – recursos.
Bastante espontâneo, Maraton tem na ameaça de um train de corrida intenso, um dos seus principais obstáculos. Já Kiwi Green Suite (T. H. Approval), do Haras Phillipson tem suas chances aumentadas, por outro lado, à medida que o ritmo do páreo mostrar-se mais intenso. Foi justamente assim, arrematando nos metros finais para cima de Maration, que Kiwi Green Suite “apertou” o líder na Taça de Prata.
Potro que em pista de areia seria a força inconteste da competição, Dash For Seller (Pioneering), de Alceu Cesar dos Santos, cumpre sua primeira apresentação na grama, na promessa de uma ótima exibição. Easy To Love (Adriano), do Stud Engenho Bom Nome, e Mister Victor (Yagli), do Stud Gentil, mostraram forma na preparatória do Clássico Siphon (L), vencida pelo segundo.
Kit Kat Jet, Fuentes, Kris Five (de estreia mais do que chamativa) e Vettori Kim (em franca evolução) são os demais inscritos.
No páreo correspondente a ser disputado pelas fêmeas, potrancas de 3 anos correrão o Grande Prêmio Barão de Piracicaba (gr.I), também em 1.600m na grama. Muito embora tendo sofrido com percurso adverso na ocasião, Pixilim (Agnes Gold), do Stud Yellow River, argolou um ótimo terceiro lugar no GP Margarida Polak Lara – Taça de Prata (gr.I) vencido pela excelente Nostalgie. Desta feita com percurso menos atribulado, a neta de Lemond Drop Kid promete vender caro a derrota.
Sempre “namorando” a sua primeira vitória clássica, Exhibition (Wild Event), do Stud Marc Race, fez frente às mais mais velhas em sua última corrida, não tendo vencido por pouco. Já Friends of Gold (Vettori), de Bet Gold Stud, deixou ótima impressão ao ser corrida mais acomodada no GP Immensity (gr.I) – ganho pela ausente Very Nice Moon, e no qual Friends of Gold terminou em quarto. Representante isolada do turfe carioca no páreo, Esfinge (Wild Event), do Stud Ghadeer, vem de chegar em quinto na Comparação de Potrancas (gr.III) na Gávea, liderada pela invicta Ixquenta, e assim completa o lote das mais visadas.
Voa Blade, Musa da Sapucaí, Vogue Star, Holy Byblos, Qualcosa, Marica’s Mon, Kaindly Insane e Kiss Me Now também estão no páreo.
Ainda na jornada paulistana, éguas de 3 e mais anos correrão o Grande Prêmio Independência (gr.III), em 1.000m na raia de grama. Depois de desbancar as corredoras de sua idade – 3 anos – no GP Pres. Júlio Mesquita (gr.III), Young Cat (Blade Prospector), do Stud AML, tentará manter sua invencibilidade, agora frente às mais velhas. Acostumada a encarar os machos, Jo Soy Jo (First American), do Stud Meyer, e a sempre presente Kauaii (Cape Town), Stud Haidar, aparecem como consideráveis obstáculos no caminho da provável favorita.
Spook, Ultra Boa, Billie Hollyday, Valligiana, Vienna Star, Daltiva, Donna Marcia e Femena Bianca são as demais anotadas no embate.
Já no Hipódromo do Cristal, o “Protetora” terá em Ovunque (Macho Uno), de Eduardo Lubianca/José Vecchio Filho, o seu principal postulante à vitória. Tendo acusado plena adaptação ao sul do país, o tordilho soma duas vitórias e um segundo lugar em 3 corridas disputadas em Porto Alegre, até aqui. Atual ganhador do páreo, o argentino Save The Tiger (Giant’s Causeway), de José Vecchio Filho/Ivan Skroski, buscará a reabilitação, após reaparecimento apagado, para conseguir o bicampeonato da disputa.
Life Style, Hippopotamus, Hay Que Ganar, Energia Honest, Cloudbuster, Indujo Amor (URU), Rei do Sul, Balaco, Xaveco Corunilha e Join The Stars completam o lote.
Fonte: Site da ABCPCC – Foto: Porfirio Menezes