Com a vitória do animal Só de Raiva (Stud Gargamel), Vagner Borges consolidou sua vitória na estatística de jóqueis da Temporada 2011/2012 no Hipódromo da Gávea. Com 244 triunfos, contra 241 de Duarte. O jovem de 19 anos conquistou sua 1ª estatística e logo para cima do atual bicampeão. Dalto merece destaque por sua perseverança, sua disposição e por não ter desistido nunca, lutando até o último páreo. Jóquei de muitos recursos e com vitórias em muitas das principais provas do país, a luta incansável de Duarte pelo tricampeonato torna o feito de Borges ainda maior.
Terceiro colocado na Temporada 2010/2011, quando sofreu com quedas, diversas fraturas e saudade da família no Rio Grande do Sul, Borges pensou em abandonar tudo e voltar para casa. Todavia, com a ajuda de seu novo agente de montarias Paulo Gama e do Diretor da EPT, Paulo Mileno, o jovem conscientizou-se que precisava ficar no Rio de Janeiro e vencer na profissão em que ele recebeu um dom especial, o de conduzir cavalos de corrida.
Borges então começou a atual temporada mais focado e querendo disputar os primeiros lugares, mesmo sabendo da dificuldade, num turfe que conta com jóqueis do quilate de Dalto, Fernandes, Lavor, Mazini e Correa. Contratado pelo Stud Cafelândia, de Sergio Piau, e posteriormente pelo Stud Alvarenga, de Álvaro Novis, um dos maiores investidores do turfe nacional, Vagner bateu o recorde de vitórias, que era de Henderson Fernandes, na Escola de Profissionais do Tufe, chegando a 400 triunfos enquanto aluno da EPT.
Numa luta titânica com Dalto Duarte nos últimos meses, o menino viu sua média de vitórias baixar e o adversário aproximar-se. Mas, com talento e perseverança, duas de suas maiores qualidades, Borges conseguiu manter a cabeça no lugar, apesar da pouca idade, e entrar para a história, pois entre os ganhadores da estatística de jóqueis no Hipódromo da Gávea constam nomes como: Luis Rigoni, Juvenal Machado da Silva e Jorge Ricardo. Portanto, não pode haver inspiração maior para o menino de Rio Grande constriur uma carreira vitoriosa do que ter seu nome ao lado de lendas do turfe brasileiro e mundial.
(Ao lado, veja o vídeo da vitória de Só de Raiva, triunfo que consolidou a conquista de V.Borges)
por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins