Está publicado no Bloodstock Journal (http://www.brisnet.com/cgi-bin/HTML/bjournal.html), as estatísticas de garanhões, da qual fazem parte os prêmios levantados por animais no eixo USA-Europa (além de Dubai).
Vejamos abaixo:
ESTATÍSTICA GERAL DE GARANHÕES: (clique ao lado para ver)
Comentário: Domínio total do garanhão da Coolmore, Galileo (Sadler’s Wells e Urban Sea, por Miswaki), sendo que os seus filhos ganharam em prêmios quase 50 % a mais do que os filhos do segundo colocado, o americano Distorted Humor (Forty Niner), aliás, ganhador, mais uma vez, da estatística americana. Foram muitos os ganhadores de G1 produzidos em 2011 pelo irmão materno de Sea the Stars, destaque, claro, para o top-rated Frankel, além de Nathaniel, Galikova, Cape Blanco, Treasure Beach, Misty for Me, Golden Lilac, entre outros. Galileo, no momento, é o melhor garanhão do mundo.
Montjeu (Sadler’s Wells) foi o terceiro colocado, num ótimo ano. Quem teve um desempenho digno de nota foi o lindo tordilho Tapit (Pulpit) que, com apenas 4 gerações estreadas foi o 5º colocado, firmando-se como um dos melhores garanhões do turfe americano. Giant’s Causeway (Storm Cat) que tem vários de seus filhos estreando por aqui colocou-se em 6º, num ano apenas razoável para seu ótimo padrão.
ESTATÍSTICA DE GARANHÕES – 1ª GERAÇÃO (clique ao lado para ver)
Nessa lista, os garanhões americanos que produzem animais mais precoces e em maior número, sempre levam vantagem.
ESTATÍSTICA DE GARANHÕES COM 2 GERAÇÕES (clique ao lado para ter acesso)
Nessa estatística, os prêmios não são somados somente os de 2011, mas desde quando os primeiro produtos estrearam, até hoje.
O destaque ficou por conta de Bernardini (A.P.Indy), que é pai de 10 ganhadores clássicos em 125 corridos. Sua cobertura é uma das mais valorizadas do turfe americano, tendo ele sido escolhido para cobrir a craque Zenyatta.
Shirocco (Monsun), que serviu entre nós em 2010 e 2011, está relativamente bem posicionado em 23º nessa estatística, já tendo produzido 4 ganhadores clássicos em 126 produtos corridos, com US$ 1.922,778 em prêmios.
ESTATÍSTICA DE GARANHÕES COM 3 GERAÇÕES (clique ao lado para ver)
Nessa lista, a liderança com até certa folga é de Dubawi (Dubai Millenium), da Darley. Em 238 produtos corridos, é pai de nada menos que 38 ganhadores clássicos. É um dos melhores garanhões do turfe europeu.
O brasileiro Leroidesanimaux (Candy Stripes) vai muito bem posicionado na 10º colocação. É pai de 6 ganhadores clássicos em 98 produtos corridos, destaque para Animal Kingdom, ganhador do Kentucky Derby (G1).
ESTATÍSTICA DE GARANHÕES DE 2 ANOS (clique ao lado para ter acesso)
Nessa estatística que só vale para garanhões com produtos da geração 2009, a liderança ficou com o surpreendente Kitten’s Joy (El Prado), um cavalo de fundo/grama, deixando para trás diversos garanhões mais precoces.
ESTATÍSTICA DE AVÔ-MATERNOS (clique ao lado para ter acesso)
Os líderes são Danehill, Sadler’s Wells, Storm Cat e A.P.Indy. Simplesmente os melhores garanhões do turfe mundial das ultimas décadas.
(Na foto, Galileo, o melhor garanhão do mundo).
(Caso queiram saber mais sobre cada garanhão, é só clicar no nome de cada um deles acima).
Vicente Britto e Gerência de turfe