O Grande Prêmio FINAH – Federação Internacional das Atividades Hípicas – (GIII), em 2.000 metros (GRAMA), para produtos de 3 anos e mais idade, a última prova clássica da domingueira do Hipódromo da Gávea, teve Concilium e Jorge Ricardo como os grandes protagonistas. Este 6 anos, filho de Sulamani e Crazy Jet, por Notation, de criação e propriedade do Haras Tango, secundou Barolo no Grande Prêmio Brasil de 2015. Desta vez, o animal conseguiu fazer a festa na Semana Máxima e conquistar esta prova de Grupo 3, marcando o tempo de 2:06.52.
Bom pulo de partida para os bons valores alinhados para a derradeira carreira de grupo do final de semana. Leonidas da Silva assumiu a ponteira. Devoto, Demon Master e Million Air vinham logo a seguir e mantinham um ritmo bem parecido. Concilium tentava chegar mais próximo e completava o marcador neste momento. Na chegada da reta oposta, Béjart chegou para a guerra e, de golpe, assumiu a terceira colocação.
Na abordagem da reta final, Ricardinho, com o seu talento, deu a partida em Concilium. Pelo meio de raia, o experiente animal demonstrava ação e mirava os ponteiros. Rapidamente o pupilo de W. G. Tosta tomou a liderança e seguia rumo ao espelho, pronto para a consagração. Cosmopolitan e, mais atrás, Million Air começaram a depositar uma carga sobre o ponteiro. Demon Master também chegou para guerrear pelo lado de fora da pista. Nos metros finais, Ricardinho fez valer o seu talento e a sua experiência para conduzir Concilium ao disco, à frente de Demon Master, que formou a dupla. Leonidas da Silva, Cosmopolitan e Million Air completaram o placar remunerado. Peter Parker, Capanegra, Devoto, Emperor Cat, Kandido Hat, Béjart e Paint Naif chegaram logo a seguir.
Ficha Técnica:
- Peso: 480 kg Idade: 6 anos
- Sexo: Macho Pelagem: Castanho
- Pai: SULAMANI
- Mãe: CRAZY JET
- Avô materno: NOTATION
- Treinador: W.G.Tosta(SP)
- Proprietário: Haras Tango
- Criador: Haras Tango
- Ferrageamento: Alumínio
Veja como foi a carreira:
Por Emerson Silva e Sylvio Rondinelli Fotos: Gerson Martins e Sylvio Rondinelli
