Quatro provas de G1 foram corridas ontem no Club Hipico de Santiago, Chile, e no Hipodromo de Monterrico, Peru.
Neste último, houve os 2.4oom do Clasico Jockey Club del Peru (G1), areia, para produtos de três anos e mais idade. Vitória fácil da égua Cruzada (Quintillón e Brava, por Prospector’s Cap), criação do Haras Alydar e propriedade do Stud Wall Street. Foi o seu segundo triunfo em prova de graduação máxima pois aos três anos foi a campeã dos 2.000m do Clásico Enrique Ayulo Pardo (G1). Ela foi pilotada por M. Chuan e seu treinador é J. Suarez Villarroel. O tempo foi de 2:34:1/5.
Também em Monterrico, mas na grama ,houve os 2.ooom do Clasico Pamplona (G1), homenageando a grande égua filha de Postin, terceira, atrás de Escorial e Farwell, em San Isidro, nos 2.400 do Gran Premio Internacional 25 de Mayo do Sesquicentenario, em 1960, e depois, comprada para a reprodução por Nelson Bunker Hunt, deu, coberta por Vaguely Noble, um ganhador de Derby Stakes (G1), em Epsom, Empery, e por Sadair, uma vencedora da Popule d’Essai des Pouliches (G1) Pampered Miss. O páreo é para éguas de três anos anos e mais idade. A ganhadora foi a três anos Azucena (da mesma dupla de Cruzada, M. Chuan, jóquei, J. Suarez Villarroel), uma Battle Hero e Fire Legend, por Engrillado, criação do Haras El Catorce e propriedade do Stud Manning. Foi seu primeiro êxito em prova de G1, tendo antes, aos três anos também, levantado o Clasico Oscar Berckemeyer Pazos (G2), igualmente em 2.000m e na grama. O tempo foi de 2:03/2/5.
No Club Hipico de Santiago, as estrelas foram os dois anos.
A milha, grama, para potros do Clasico Alberto Vial (G1) foi, facilmente, de Demuestrame (foto), um filho do nosso conhecido Stuka e Demagogica, por Special Quest, criação e propriedade do Haras Don Alberto, treinamento de Patricio Baeza, montado por Hector Berrios, que chegou a seu terceiro êxito consecutivo, o primeiro em prova graduada. O tempo foi de 1:36.20, em pista pesada.
As potrancas correram a milha do Clasico Alberto Lyon (G1), também na grama pesada. Marcando o tempo de 1:38:17, a ganhadora foi Petite Lorraine (Thunder Gulch e Petite Diplomat, por Eddy Diplomat), criação do Haras San Loreto e propriedade do Stud Burlesco, treinada pelo mesmo Patricio Baeza, de Demuestrame, com Guillermo Pontigo up. Ela está agora invicta em duas apresentações.
Da Gerência de Turfe.