Na empolgante reta final da estatística de jóqueis da Temporada 2011/2012, que se encontra empatada 233 x 233, Vagner Borges tem uma oportunidade de ouro para decidir a questão em seu favor. Seu adversário, o bicampeão Dalto Duarte, suspenso, estará fora de combate nas reuniões de sexta-feira (21), sábado (22) e domingo (23). Com isso, o jovem gaúcho assinou 33 compromissos no próximo final de semana, que terá 41 páreos, e pode conquistar pontos importantes para não permitir a reação de Dalto, que atravessa ótima fase técnica, está focado, lutando como nunca para conquistar seu tricampeonato e montará em oito carreiras.
Com terceiro lugar garantido, Henderson Fernandes (177) estará presente em 27 provas. Marcelle Martins (130), a revelação da temporada, assumiu 22 montarias. O experiente Carlos Lavor (115), perto das 3.500 vitórias na carreira (3.466), montará em 19 páreos. Marcello Cardoso (103) montando mais e, consequentemente, vencendo mais, só assinou menos que Borges e terá 29 oportunidades. Suspenso na sexta-feira e no sábado, Valdinei Gil (102) montará apenas oito animais nas duas reuniões restantes.
Ilson Correa (84) terá 13 montarias. Marcos Mazini (68), voltando a dar excelentes direções e com a cabeça voltada para a profissão, atuará em 19 carreiras. Fechando a lista dos dez primeiros, Luan da Silva Machado (62) só estará na raia em nove páreos.
Entre os alunos da EPT, além dos já citados Marcelle e Luan, destaque para o retorno do pernambucano Anderson Paiva (foto), que após cumprir longa suspensão terá 17 montarias. Fausto Henrique (12), Gutemberg Araújo (8), Henrique Merenciano Oliveira, o “Vassourinha” (7) e Jefferson Telles da Silva (6) são os outros aprendizes que estarão em ação na Gávea, uma vez que suspenso, Juan Gomes não atuará.
por Fernando Lopes – foto: Davi Oliveira & Internet