Corridos há pouco, sob a luz dos refletores, em Chruchill Downs, os 1.800m do Stephen Foster Handicap (G1), primeira das provas da chamada Breeder’s Cup Classic Challenge Series, foram vencidos, em forte atropelada junto à cerca interna (foto), pelo cinco anos Ron The Greek (Full Mandate e Flambé, por Fortunate Prospect), treinado por William Mott, criado por Jack T. Hammer e propriedade deste junto com o Brous Stable e o Wachtel Stable. No seu dorso, Jose Lezcano. Ele vinha de segundo para Alternation (Distorted Humor e Alternate, por Seattle Slew), no Oaklawn Handicap (G2), depois de vencer o Santa Anita Handicap (G1).
O segundo foi o favorito Wise Dan ((John Velazquez up, treinamento de Charles Lepresti, criação e propriedade de Morton Fink), um Wiseman’s Ferry e Lisa Danielle, por Wolf Power, vindo de três vitórias consecutivas, sendo duas no final do ano passado (Fayette Stakes, G2, Clark Handicap G1), e a terceira, em abril passado, no Ben Ali Stakes (G3).
O terceiro foi o responsável pelo train da carreira, Nats Mineshaft (direção de Miguel Mena, preparo de Austin Smith, criado pela Cobra Farm e propriedade de Windy Hill Farm), um filho de Mineshaft e Angel’s Tearlet, por Silver Deputy, recente ganhador do Lone Star Park Handicap (G3), sendo que este ano levantou também o Mineshaft Handicap (G3) e o New Orleans Handicap (G2).
Um detalhe: com Ron The Grek, Bill Mott chgou a seu segundo triunfo em uma graded race h0je em Churchill Downs. Antes, a sua excelente Royal Delta (Empire Maker e Delta Princess, por A.P. Indy), dirigida por Mike Smith, criada por Palides Investments N.V. Inc. e propriedade de Besilu Stables, ganhadora, no ano passado, da Breeder’s Cup Ladies’ Classic (G1) e do Alabama Stakes (G1), foi a impressionante campeã, com oito corpos de vantagem, do Fleur de Lis Handicap (G2), em 1.800m, na marca de 1:49:49.
O tempo de Ron The Greek foi de 1:50:51. E as diferenças foram de cabeça e 3/4. de corpo.
Da Gerência de Turfe