Apesar de ser o dia do Champion Stakes (G1), a rigor, hoje, em Newmarket, era o dia do cinco anos tordilho Solow – FOTO 1 – (Singspiel e High Maintenance, por Highest Honor), dos irmãos Wertheimer, versus o três nos Gleneagles (Galileo e You’re So Thrilling, por Storm Cat), de Michael Tabor/Derrick Smith/Mrs.Magnier, na milha do Qipco Queen Elizabeth II Stakes (G1).
E o mais velho, treinado por Freddy Head e levado por Maxime Guyon, mantendo a sua invencibilidade nesta temporada, onde já havia vencido a Dubai Turf (G1), o Prix d’Ispahan (G1), o Queen Anne Stakes (G1) e o Sussex Stakes (G1), foi o grande vencedor e firmou-se como o grande miler desta temporada. E não houve duelo. Gleneagles, campeão do Qipco 2000 Guineas Stakes (G1), do Irish 2000 Guineas Stakes (G1) e do St. James’s Palace Stakes (G1), igualmente invicto até hoje, preparado por Adrian O’Brien (decepcionado, refletindo que talvez tivesse que novamente retirado o seu potro diante da pista, como o já havia feito em três outras oportunidades mas pensando em correr a Breeder’s Cup Classic, G1, optou por mantê-lo na corrida) e com um abatido Ryan Moore (declarou que por ele, o potro não teria corrido) up, não passou de um modesto sexto lugar.
No tempo de 1:41:42, ele teve como escoltantes mais próximos, o três anos da Godolphin&Prince A.A.Faisal, Belardo (Lope de Vega e Danaskaya, por Danehill), treinado por Roger Varian e cim James Doyle no dorso, tendo como melhor atuação um quarto afastado do Qipco 2000 Guineas Stakes (G1), e o seis anos Gabrial (Richard Fahey, treinador, Paul Hanagan, jóquei, Dr. Marwana Koukash, proprietário), um Dark Angel e Guajira, por Mtoto, igualmente terceiro no Sussex Stakes (G1).
Já os 2.000m do Qipco Champi0n Stakes (G1) não foram, como esperado, de Jack Hobbs (Halling e Swains’s Gold, por Swain), da Godolphin, treinado por John Gosden e levado por William Buick, campeão do Irish Derby (G1) e segundo no Investec Derby Stakes (G1), que preteriu o Arc para correr somente hoje. O potro foi terceiro a quase dois corpos do ganhador (FOTO 2), Fascinating Rock (Fastnet Rock e Miss Polaris, por Polar Falcon, treinado por Dermot Weld e com Pat Smullen up, segundo na Tattersalls Gold Cup (G1). Entre eles, a pouco mais um corpo do ganhador, a potranca treinada por Adrian O’Brien, conduzida por Ryan Moore, defensora das cores de Michael Tabor/Derrick Smith/Mrs.Magnier, Found (Galileo e Red Evie, por Intikhab), vinda de descolocação nao Arc, mas segunda, para Golden Horn, no Irish Champion Stakes (G1). O tempo foi de 2:06:31.
Os 2.400m do Qipco British Champions Fillies & Mare Stakes (G1), ficaram com a campeã do St. Leger Stakes (primeira no disco, em seguida desclassificada para posteriormente ser reconduzida ao posto de honra), Simple Verse (Duke of Marmalade e Guantanamera, por Sadler’s Wells), FOTO 3, cuidado por Ralph Beckett e com Andrea Atzeni up. O tempo foi de 2:32:01.Os 1.200m do Qipco British Champions Sprint Stakes (G1), foram favorito Muhaarar (FOTO 4), um três anos filho de Oasis Dream e Tahrir, por Linamix), de Hamdam Al Maktoum, das cocaheiras de Charles Hills e conduzido por Paul Hanagan, vindo de vencer três provas de G1 (Commonwealth Cup, July Cup, Prix Maurice de Gheest), na marca de 1:13:34. Finalmente, os 3.218m do Qipco British Champions Long Distance Cup (G2), foram de Flying Officer (FOTO 5), cuidado por John Gosden e com Frankie Dettori no dorso. Ele é um cinco anos filho de Dynaformer e Vignettte, por Diesis), criado por George Strawbridge Jr. e de propriedade de George Strawbridge, vindo de vencer o Rosel Bowl (L.). O tempo foi de 3:32:19.
Da Gerência de Turfe