Projeto legislativo, apresentado ao Congresso Norte-Americano em 2015, o Thoroughbred Horseracing Integrity Act, que promete ser um marco em termos de legislação sobre o uso de medicamentos nas corridas de cavalo nos Estados Unidos, recebeu, nesta semana, o apoio expresso da Federação Internacional de Autoridades Hípicas (IFHA). A nota, emitida pela assessoria de imprensa da IFHA, faz parte dos releases que vêm sendo divulgados desde a última Convenção da IFHA, em Paris, realizada nas vésperas do Prix l’Arc de Triomphe.
Na nota, a IFHA destaca seus esforços para harmonização de regramentos, e para a proteção da integridade das corridas de cavalo em mais de 62 países, relacionando tal linha de ação com os possíveis benefícios a ser experimentados com a aprovação do Thoroughbred Horseracing Integrity Act – que passaria a gerar efeitos a partir de 1º de janeiro de 2017, e unificaria as regras sobre medicação para todos os estados norte-americanos – que, atualmente, dispõem de normas independentes, e distintas, entre si.
O ponto central do Thoroughbred Horseracing Integrity Act destacado no comunicado da IFHA seria a criação de uma instituição não-governamental, sem fins lucrativos, autônoma e independente (seria organizada e instituída, de maneira propriamente dita, pela Agência Anti-Doping dos Estados Unidos, a USADA) cujo objetivo seria auxiliar as mais diversas entidades, e instituições turfísticas do país, na uniformização, e efetivação, das normas acerca de antidoping, por todo o território nacional.
O Thoroughbred Horseracing Integrity Act foi apresentado em 2015 pelos congressistas Andy Barr (do Partido Republicano do Kentucky) and Paul Tonko (do Partido Democrata de Nova York), e tramitará pelas casas legislativas norte-americanas no ano que vem.
“Desde a sua criação, a IFHA tem procurado proteger a integridade, qualidade e a lealdade das corridas de cavalo ao redor do mundo, tendo em vista os melhores interesses dos cavalos, bem como do público turfista em geral. Nós acreditamos que o obejtivo dessa legislação (o Thoroughbred Horseracing Integrity Act) vai de encontro àquilo que perseguimos na IFHA”, declara o Presidente da IFHA, Louis Romanet, no referido comunicado.
Depois de sua manifestação expressão de apoio ao Thoroughbred Horseracing Integrity Act, a IFHA junta-se, nessa coalizão, à Arapahoe Park, Breeders’ Cup Ltd., Consignors and Commercial Breeders Association, Humane Society of the United States, Humane Society Veterinary Medicine Association, the International Federation of Horseracing Authorities, The Jockey Club, Kentucky Thoroughbred Association, Kentucky Thoroughbred Owners & Breeders, Meadowlands Racetrack, Tioga Downs, Vernon Downs e à Water Hay Oats Alliance.
DO SITE DA ABCPCC