E não deu para Trêve! Vitória em grandissimo estilo de Golden Horn no Arc. » Jockey Club Brasileiro - Turfe

E não deu para Trêve! Vitória em grandissimo estilo de Golden Horn no Arc.

177344Infelizmente, ainda que quarta e correndo mais do que honrosamente, Trêve (Motivator e Trevise, por Anabaa), com Thierry Jarnet. não conseguiu o inédito tricampeonato no Arc. Sua capacidade de aceleração não compareceu como sempre este ano. Em compensação, Golden Horn (Cape Cross e Flèche D’or,  por Dubai Destination), das cocheiras de John Gosden (seu primeiro Arc) e propriedade de Anthony Oppenheimer, consagrou-se brilhantemente como o melhor potro de três anos do mundo ao somar o Arc agora a um turf-record em que se lê o Investec Derby Stakes (G1), o Eclipse Stakes (G1) e o Irish Champion Stakes (G1). A parelha de Khalid Abdullah, na ordem, Flintshire (Dansili e Dance Doutine, por Sadler’s Wells), com Maxime Guyon, repetindo o seu segundo no Arc 2014, e o campeão do Prix du Jockey Club (G1), New Bay (Dubawi e Cinnamon Bay, por Zamindar), com Vincent Cheminaud, ambos treinados por André Fabre, chegaram a seguir. Aliás parece que Golden Horn fez uma gloriosa despedida das pistas hoje e em 2016 deverá ficar sedidado no Dalham Hall Stud, em Newmarket, da Darley (ainda que haja, teoricamente, a possibilidade dele ir à Breeder’s Cup, que seria do gosto de seu proprietário, segundo alguns). Ele venceu por dois corpos. Do segundo para o terceiro, pescoço, do terceiro para a quarta colocada, focinho.

A destacar a maravilhosa direção de Frank Dettori no campeão. A tristeza dos franceses foi inegável mas respeitosa que recebeu com uma ovação o craque inglês. Assim, como a classe de Criquette Head após o páreo: “Sem desculpas. Venceu o melhor.” Nem a desculpa da raia usou: “Ela não estava dura. Estava boa.”

Há que se dizer, e insistir, que ele venceu como craque (fazendo o doublé Derby Stakes-Arc, como Sea Bird, Mill Reef,  Lamtarra, Sinndar e Sea The Stars, outro filho de Cape Cross) e ela perdeu (para muitos com uma direção infeliz de Jarnet, sempre por fora e brigando com ela mas isso não indica que  ganharia pois Golden Horn foi um soberano maiusculo) como uma verdadeira campeã.

A seguir, pela ordem, Erupt, Free Eagle, Prince Gibraltar, Siljan’s Saga, Found, Silverwave, Manatee, Spiritjim, Dolniya (que quase caiu na reta quando disputava já a quinta colocação prejudicada por Erupt, tanto que teve inquérito mas o resultado não foi alterado), Frine, Eagle Top, Tapestry e Shahah,

O tempo foi de 2:27:23.

A vitória de Golden Horn:

 

Da Gerência de Turfe

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo