Certamente, o Juddmonte International Stakes (G1), em York, para três anos e mais idade, que os ingleses já anunciavam como a grande prova da temporada, vai entrar mesmo como o responsável pelas grandes surpresas e igualmente grandes decepções desta temporada.
Já começou antes quando, por causa de raia não tão rápida como gostariam, os responsáveis por Gleneagles (Galileo e You’re so Thrilling, por Storm Cat), campeão dos 2000 Guinéus ingleses e irlandeses (além do St. James’s Palace Stakes, G1), resolveram, hoje, antes da carreira, retirá-lo.
Depois, para corooar a decepção, público e experrts, viram, com tristeza, é claro (pelo menos para os verdadeiros turfistas), o invicto, até hoje, Golden Horn (Cape Cross e Flèche d’Or, por Dubai Destination), com Frankie Dettori, cuidado pelo grande John Gosden, campeão em grandissimo estilo do Investec Derby Stakes (G1) e do Eclipse Stakes (G1), acabou derrotado por pescoço pela única potranca inscrita (e o segundo grande azarão do páreo), Arabian Queen (FOTO 1), levada pelo brasileiro Silvestre de Souza, treinada por David Elsworth, uma Dubawi e Barshiba, por Barathea, cujo melhor atuação até hoje, havia sido terceira, afastada, no Nassau Stakes (G1), dominado por Legatissimo (Danehill Dancer e Yummy Mummy, por Montjeu), campeã dos Mil Guinéus ingleses, e segunda no Investec Oaks Stakes (G1) e no Sea The Stars Pretty Polly Stakes (G1).
O terceiro, a mais de três corpos, o quatro anos The Grey Gatsby (Mastercraftsaman e Marie Vison, por Entrepreneur), cuidado por Kevin Ryan e levado por Jamie Spencer. Ele foi segundo nesta mesma prova no ano passado e vinha de secundar, longe, Golden Horn no citado Eclipse Stakes (G1).
O tempo para os 2.100m foi de 2:09:92.
Ainda hoje, em York, as cores da Rainha (também criadora) brilharam nos 1.400m do Acomb Stakes (G3), para dois anos, através de Recorder (FOTO 2), um Galileo e Memory, por Danehill Dancer), preparado por William Haggas e com Frankie Dettori up. Tempo: 1:24:20.
E os 2.400m do Great Voltigeur Stakes (G2), para potros de três anos, ficaram com Storm The Stars (Sea The Stars e Love me Only, por Sadler’s Wells), FOTO 3, cuidado por William Haggas e dirigido por Pat Cosgrove, segundo no Irish Derby (G1), terceiro no Investec Derby Stakes (G1) e no Grand Prix de Paris (G1). Seu triunfo foi motivo de inquérito por parte dos comissários mas acabou confirmado. O tempo foi de 2:30:30.
Da Gerência de Turfe