Logo depois do último páreo do Cristal nesta 5ª feira, a TBS realiza seu 300º leilão, denominado “Leilão Kodiak Kowboy”, em homenagem a este excepcional reprodutor que veio ao Brasil em “shuttling” no ano passado e acabou sendo adquirido em definitivo pelo Haras Che Renda, por alta soma, estando alojado no Haras Bagé do Sul.
O evento reúne diversos produtos da geração 2014, destacando toda a excelente geração do Haras Centauros do Sul (sem reservas), entre os quais 2 irmãos ¾ do grande craque Tríplice Coroado Plenty of Kicks, e também potros 2013 – inclusive um irmão materno do campeoníssimo fundista Dubone – além de um seleto lote de reprodutoras.
Destacam-se 27 éguas com prenhez positiva de Kodiak Kowboy, sendo que algumas delas já paridas, e algumas éguas vazias mas já com direito à cobertura de Kodiak Kowboy neste ano.
Kodiak Kowboy é, sem favor algum, o mais qualificado reprodutor de velocidade já trazido ao Brasil. Ao contrário do que foi posto em dúvida em outro veículo da mídia turfística, ele de fato liderou estatísticas nos USA em suas 2 primeiras gerações, tanto 2013 quanto em 2014. Esta informação está contida na publicidade do leilão, e foi baseada simplesmente em anúncios publicados nos Estados Unidos pela WinStar Farm na prestigiosa revista americana The Blood-Horse.
Segundo a WinStar, talvez o maior haras de garanhões dos USA na atualidade, onde servem mais de 20 reprodutores (entre eles Distorted Humor, Tiznow, Speightstown, More than Ready e Pioneer of the Nile) Kodiak Kowboy foi líder em sua 1ª geração, em 2013, por “cumulative winners”, ficando à frente inclusive de Pioneer of the Nile. E foi novamente líder em sua 2ª geração, em 2014, também por “cumulative winners”, e novamente alojado à frente de Pioneer of the Nile. Pioneer of the Nile, convém lembrar, é o pai do maior fenômeno do turfe mundial hoje, o Tríplice Coroado American Pharaoh, e sua cobertura está custando 200 mil reais.
Ao constatar-se que Kodiak Kowboy efetivamente serviu 149 éguas, temos que de fato ele foi sim o garanhão que mais cobriu na América Latina no ano passado. A lista com as 149 éguas, seus nomes e respectivos proprietários, está à disposição dos interessados na TBS.
Kodiak Kowboy foi eleito “Champion 2yo” no Canadá, onde venceu 3 corridas aos 2 anos, em 4 atuações, e também obteve o badalado título de “Champion Sprinter” nos Estados Unidos – em que pese não haver atuado na Breeders´ Cup Sprint, prova que quase sempre elege automaticamente seu vencedor como “Champion Sprinter” nos USA.
Também é importante mencionar que Kodiak Kowboy venceu 3 provas de Grupo 1, em 1200, 1400 e 1600 metros, e que em sua 1ª geração já produziu ao também recordista Cool Cowboy, entre seus vários filhos clássicos.
Ganhador de 3 das mais importantes carreiras de Grupo 1 dos USA, o Cigar Mile Handicap, o Carter Handicap e o Forego Stakes, Kodiak Kowboy recebeu o “Eclipse Award” como melhor velocista dos Estados Unidos.
Cavalo de físico monumental, descrito pelo renomado veterinário Ulisses Carneiro como “impossível de ser melhorado”, Kodiak Kowboy oferece aos turfistas, esta noite, uma chance rara, pois em termos de precocidade, velocidade e categoria em padrões internacionais, ele é sem dúvida um nome de grande respeito na nossa criação.