Não foi uma vitória fácil. Mas, no final, o brilhante Gleneagles (FOTO), Galileo e You’resothrilling, por Storm Cat, de Michael Tabor/Mrs. Magnier/Derrick Smith, alcançou hoje em Curragh, com ótima aceleração final, o dificílimo doublé dos 2000 Guineas ingleses e irlandeses, ao vencer, com direção fria e calma (apesar de alguns problemas de espaço) de Ryan Moore (a sua primeira neste clássico, como havia sido a sua em Newmarket com o mesmo Gleneagles), o Tattersalls Irish 2000 Guineas (G1). E a lembrar que, em 2014, venceu o Vincent O’Brien National Stakes (G1), o Galileo Futurity Stakes (G2) e o Tyros Stakes (G3).
Assim, ele se tornou o oitavo corredor na história, seguindo os exemplos de Right Tack, Don’t Forget Me, Tirol, Rodrigo de Triano, Rock of Gibraltar, Cockney Rebel e Henrythenavigator a fazer o doublé. Ao mesmo tempo, foi a décima de seu treinador, Adrian O’Brian, na prova, antes campeão com os citados Rock of Gibraltar e Henry The Navigator, e mais Desert King, Saffron Walden, Black Minnaloushe, Mastercraftsman, Roderic O’Connor, Power e Magician.
O segundo, 3/4 de corpo, foi o pupilo de G.M.Lyons e levado por Andrea Atzeni, Endless Dream (Lope de Vega e Desert Dream, por Green Desert), vindo de segundo no Tetrarch Stakes (L.). Em terceiro (repetindo a sua colocação em Newmarket), a meio corpo, Ivawood (Zebedee e Keenes Royale, por Red Ransom), treinado por Richard Hannon e com Richard Hughes no dorso, ano passado campeão do July Stakes (G2) e do Richmond Stakes (G2), além de segundo no Middle Park Stakes (G1).
O tempo foi de 1:39:30.
Ainda houve mais duas provas graduadas hoje em Curragh: os 1.200m do Greenlands Stakes (G2), que foi de Mustajeeb (Dermot Weld, treinador, Pat Smullen, jóquei), um Nayef e Rifqah, por Elusive Quality, terceiro no ano passado nos Irish 2000 Guineas (G1), marcando 1:12:15 para a distância, e a milha do Lanwades Stud Stakes (G2), vencida facilmente por Brooch ( da mesma dupla Weld/Smullen), defensora das cores de Khalid Abdullah, um Empire Maker e Daring Diva, por Dansili, invicta agora em quatro apresentações, no tempo de 1:39:65.
Veja aqui a vitória de Gleneagles e sua aceleração final:
Da Gerência de Turfe