Finalmente, o tríplice coroado carioca de 2014, ganhador do GP Brasil (G1) do mesmo ano, recordista tanto da milha quanto da milha e meia no Hipódromo da Gávea, o belo craque Bal a Bali (Put it Back e In My Side, por Clackson), criação do Haras Santa Maria de Araras e, agora, defensor das cores da Fox Hill Farms Inc e da Sienna Farms LLC, estreou em pistas americanas e da melhor maneira possível: vitória (FOTO 1), com autoridade, na milha, grama, do American Stakes (G3), preparado por Richard Mandella e levado pelo jovem francês Flavien Prat, de 22 anos, a mesma dupla, da primeira vitória grupada, sábado passado, de Catch a Flight (Giant’s Causeway e Callaia, por Lode), criação, na Argentina, e propriedade do Haras Santa Maria de Araras, nos 1.700m, do Precionist Stakes (G3), no mesmo campo de corrida, depois de ser terceiro no Santa Anita Handicap (G1), vencido pelo craque Shared Belief (Candy Ride e Common Hope, por Storm Cat).
Bal a Bali venceu por um corpo sobre o francês Talco (Pivotal e Trylko, por Diesis), no ano passado, terceiro no Hollywood Derby (G1) e no Del Mar Derby (G2), conduzido por Victor Espinoza. Em terceiro, a pouco mais de um corpo, com Tyler Baze up, Gabriel Charles (Street Hero e Star of Atticus, por Atticus), em 2013, o vencedor do Del Mar Derby (G2).
O tempo foi de 1:35:60 e o argentino Winning Prize (Pure Prize e Wining Ways, por You and I), campeão em 2012 do Gran Premio Joaquin S. Anchorena (G1), em seu país de origem, e do Frank E. Kilroe Mile Handicap (G1), ano passado, foi o quarto.
Também hoje, com quatro competidoras (diante do forfait da grandissima favorita Beholder, uma Henny Hughes e Leslie’s Lady, por Tricky Creek, campeã da Breeder’s Cuap Distaff, G1, do Santa Anita Oaks, G1, do Zenyatta Stakes, G1 e da Breeder’s Caup Juvenile Fillies, G1), houve o Vanity Stakes (G1), para éguas de três anos e mais, em 1.800ma. A brasileira do Haras Phillipdon, Gas Total (outra da dupla Mandella-Prat), uma Sulamani e Club Med, por Rêve d’Oré, segunda, em 2012, no Grande Prêmio Barão de Piracicaba (G1), com colocação em listed race na França (Prix Urban Sea) e em provas de Grupo 2 (Clásico Juan Shaw) e 3 (Clásico Ines Victorica Roca), na Argentina, foi a segunda colocada, a um corpo da ganhadora, o grande azarão do páreo, My Sweet Addiction (Tiznow e Healthy Addiction, por Boston Harnor), levada apor Mike Smith (FOTO 2)e que venceu de ponta a ponta, com firmeza. O tempo foi de 1:49:73.
Aqui primeira vitória americana do craque Bal a Bali:
E o segundo de Gas Total:
Da Gerência de Turfe