Uma multidão recorde (pouco mais de 170 mil pessoas) compareceu a Churchill Downs para ver o Kentucky Derby (G1). E ela viu um final emocionante, ainda que o tempo, para os 2.oo0m, diante da firmeza da raiaa, 2:03:02, tenha decepcionado alguns experts.
Mas quem foi, viu um páreo de final emocionante onde, ainda que largando da baliza 18 e de uma péssima entrada de reta, o favorito American Pharoah (FOTO), treinado por Bob Baffert, conduzido por Victor Espinoza (o mesmo de California Chrome no ano passado), propriedade e criação do Zayat Stables, um filho de Pioneerof The Nile e Littleprincessemma, por Yankee Gentleman, foi o ganhador por um corpo. Aliás o seu primeiro triunfo em final mais apertado e tendo que lutar , porque nos outros, como o Arkansas Derby (G1), o Futurity Stakes (G1) e o Frontrunner Stakes (G1), as diferenças variaram de quatro a oito corps.
O segundo, com um Gary Stevens impecável no dorso, foi Firing Line, um Line of David e Sister Girl Blues, por Hold For Good, cuidado por Simon Callaghan , propriedade de Arnold Zetcher e criação de Clearsky Farm, segundo, em 2014, no Los Alamitos Futurity Stakes (G1) e vindo de ganhar o Sunland Derby (G3). Em terceiro, a dois corpos, outro pupilo de Bob Baffert e até então invicto, Dortmund (Big Brown e Our Josephine, por Tale of The Cat), responsável pelo train da prova, ganhador do citado Los Alamitos Futirity Stakes (G1), em 2014, e este ano do Santa Anita Derby (G1), criação de Emilie Gerlinde Fojan e propriedade de Kaleem Shah. Em quarto, a pescoço, descontando muito no final, o tordilho de criação da Darley e defensor da Godolphin, Frosted (Tapit e Fast Cookie, por Deputy Minister), com Joel Rosario up e treinado por Kiaran McLaughlin, campeão, este ano, do Wood Memorial Stakes (G1).
Mais provas graduadas também foram corridas hoje em Churchill Downs. Entre outras, houve os 1.800m, grama, do Woodford Reserve Turf Classic Stakes (G1), para quatro anos e mais idade, que foram de Finnegans Wake (Powerscourt e Boat’s Ghost, por Silver Ghost), com Victor Espinoza, este ano campeão do San Marcos Stakes (G2) e do San Gabriel Stakes (G2), no tempo de 1:47:24. O Humana Distaff Stakes (G1), 1.400m, ficou com Dame Dorothy (Bernardini e Vole Vole Monamour, por Woodman), segunda no Santa Margarita Stakes (G2), levada por Javier Castellano, com 1:22:67. E os também 1.400m do Churchill Down Stakes (G2), para quatro anos e mais idade, que viram a vitória de Private Zone (Macho Uno e Auburn Beauty, pelo brasileiro Siphon), campeão em 2014, no Cigar Mile Handicap (G1), terceiro na Breeder’s Cup Sprint (G1), além, deste ano, segundo no Gulfstream Park Handicap (G2), e o fracasso completo, último (sexto), longe, em sua corrida de reaparecimento, do ganhador da Breeder’s Cup Classic (G1), do ano passado, Bayern (Offlee e Alittlebitearly, por Thunder Gulch). O tempo foi de 1:22:54.
O Kentucky Derby:
Da Gerência de Turfe