Famous Acteon, o brilhante 84º Derby-Winner do turfe carioca » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Famous Acteon, o brilhante 84º Derby-Winner do turfe carioca

Famous Acteon Chegada postbomEm sensacional atropelada, surpreendendo um dos favoritos do público apostador, Caballo de Hierro, Famous Acteon acaba de colocar seu nome para sempre na história do turfe brasileiro ao vencer de forma brilhante o Grande Prêmio Cruzeiro do Sul (G1) e tornar-se o 84º Derby-Winner do turfe carioca. A icônica prova, disputada em 2.400 metros, grama macia, foi a atração principal da sensacional reunião deste domingo, 29 de março, no Hipódromo da Gávea.

Famous Acteon Volta postMais uma vez brilhou a estrela do “mago”, Dulcino Guignoni, em seu sétimo Derby, o terceiro consecutivo, a saber:  Vernier 1998 – Coray – 2001Prince Di Java– 2003Time For Fun – 2008Mojito – 2013; e Bal A Bali – 2014 – e agora Famous Acteon – 2015 – . Guignoni  desde que transferiu seus animais para o CT Vale da Boa Esperança (2013), jamais deixou de conquistar essa que é uma das maiores provas do calendário clássico nacional.

O piloto Ângelo Márcio Souza, reconhecidamente um dos maiores talentos do turfe nacional,  desde que transferiu-se para o Rio de Janeiro tem montado menos do que sua categoria pede. Porém, o jóquei vem brilhando nas maiores provas, vale lembrar que enquanto contratado do Stud Estelinha, venceu o GP Diana (G1), com Cruiseliner, agora, trabalhando para o Stud H&R, levantou o Derby. Essa parceria com Dulcino Guignoni tem tudo para ser bastante vitoriosa.

Largada excelente para os onze concorrentes. Caballo de Hierro saiu na frente, mas The Best Sarada e Como Quiera rapidamente tomaram conta da situação e já cruzaram o disco na 1ª passagem duelando pela ponta. Vero da Vinci, Caballo de Hierro, Universal Law, Canto Aberto, Famous Acteon,  Béjart, Paint Naif, Cowboy Purse e Quinhão vinham na sequência. Brigando pelo posto principal, The Best Sarada e Como Quiera puxavam um ritmo intenso. Universal Law já melhorava, assim como Caballo de Hierro. O ganhador, Famous Acteon, era mantido no meio do lote.

A reta final de um páreo único como o Derby não pode ser igual às outras e a de 2015 justificou a fama. Universal Law entrou atacando The Best Sarada e Como Quiera e, no lance encaixotou, licitamente, Vero da Vinci. Caballo de Hierro, com Ricardinho no “terceiro andar” era o quarto colocado, “empurrando o páreo”. Famous Acteon começava a progredir entre os adversários. Quinhão e Paint Naif atropelavam, abertos. Várias vertentes, vários animais e então Caballo de Hierro domina a situação, abre vantagem e dá fila de vitória.

Todavia, o Derby é o Derby e não há vitória sem suor ou emoção. Engrenado, Famous Acteon surgiu com ação surpreendente e avassaladora. Após duelo com Cabbalo de Hierro, Famous Acteon lutou bravamente e conseguiu ficar na frente e cruzar o disco em primeiro. Praticamente com o segundo lugar garantido, Caballo de Hierro acabou surpreendido por Quinhão, que formou a dupla, em ótima performance, mesmo tendo se chocado algumas vezes com o quarto colocado, Paint Naif, nos momentos decisivos . Vero da Vinci completou o marcador.

Famous Acteon é um 3 anos, filho de Acteon Man (que assim, com pouquíssimas Gerações estreadas já produziu um ganhador de GP Brasil (G1) – Belo Acteon 2011 – e agora um derby-winner) e Dancing Chris, por Roi Normand, criado por Aluizio Merlin Ribeiro e defensor do Stud H&R. Na sua segunda vitória, a 1ª nobre, logo de G1 e no Derby, Famous Acteon parous os cronômetros em 2min26s06.

por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo