Ontem, no Dorchester Hotel, houve a cerimônia de entrega dos Cartier Awards, prêmio máximo europeu em termos de turfe relativo à temporada.
E o notável três anos Kingman – FOTO – (Invencible Spirit, por Zamindar), da Juddmonte (Khalid Abdullah), foi a grande estrela da noite. Brilhante ganhador dos Irish 2000 Guineas (Stakes (G1), do St. James’s Palace Stakes (G1), do Sussex Stakes (G1) e do Prix Jacques le Marois (G1), todos na milha, ganhou dois Cartiers: o de cavalo de ano e o de melhor potro de três anos.
A Juddmonte e Khalid Abdullah ficaram também com o melhor corredor de mais idade, o irmão próprio do fantástico Frankel (múltiplo ganhador, o maior, por sinal, de Cartiers), Noble Mission (Galileo e Kind, por Danehill), que encerrou a temporada e a sua campanha, vencendo o Qipco Champion Stakes (G1).
Além deles, Taghrooda (Sea The Stars e Ezima, por Sadler’s Wells, de Hamdam Al Maktoum (vencedor do Cartier/Daily Telegraph Award of Merit), campeã, entre outras provas, do Investec Oaks (G1) e do King George VI and Queen Elizabeth Stakes (G1), foi a melhor potranca de três anos, Gleneagles (Galileo e You’resothrilling, por Storm Cat), da Coolmore, o melhor potro de dois anos, Tiggy Wigggy (Kodiac e Kheleyf’s Silver, por Kheleyf), a melhor potranca de dois anos, Leading Light (Monjteu e Dance Parade, por Gone West), outro da Coolmore, o melhor fundista, e Sole Power (Kyllachy e Demerger, por Distant View), o de melhor velocista.
A notar que todos os escolhidos foram treinados ou na Inglaterra ou na Irlanda.
Reveja aqui a última e brilhante vitória de Kingman, a alcançada no Prix Jacques le Marois (G1):
Da Gerência de Turfe