A FINAH publicou hoje os ratings relativos ao período de 1 de janeiro a 5 de outubro (inclusive) dado pelo World Racehorse Rankings Committee. E nele, para a ira de muitos na Europa (nas redes sociais e foruns de discussão, chegaram a dizer que era um circo e os números calculados por alunos do curso primário), o japonês Just The Way (que correu pouco no Prix de l’Arc de Triomphe, G1 – foi oitavo), continua à frente com os seus 130 obtidos pela sua vitória em março em Meydan por seis corpos sobre o sulafricano Vercingétorix nos 1.8o0 m do Dubai Duty Free (G1).
Assim, a matemática de uma fórmula “objetiva”, dizem, é mais importante do que a classe e acaba por subjugá-la. Ou melhor, por não levá-la em consideração e o significado das provas.
Trêve, que será coberta por Dubawi como confirmado pelo entourage do Sheik Joann Al Thani e informado pelas principais publicações européias, apesar do raro e brilhantíssimo bicampeonato no Arc, a prova das provas para corredores de três anos e mais idade, recebeu dos membros do citado comitê o rating de 125 ficando em sexto empatada com o alemão Sea The Moon, campeão, em grandíssimo estilo, do Deustches Derby (G1).
O comitê e os seus ratings continuam sob fogo. E isso não se limitou ao tratamento dado a uma bicampeã do Arc. Mas a Kingman, Australia, Taghrooda, entre outros.
O ranking ficou assim:
1 Just A Way 130
2 Australia 126
Kingman 126
The Grey Gatsby 126
Variety Club 126
6 Sea The Moon 125
Treve 125
8 California Chrome 124
Flintshire 124
Game On Dude 124ld Ship 124
Taghrooda 124
The Fugue 124
Da Gerência de Turfe