Mesmo não sendo uma prova de G1, a atração maior de ontem em Saratoga, em seu último final de semana, foi o Bernard Baruch Handicap (G2), grama, 1.700, por ser a reentrée do sete anos Wise Dan (Wiseman’s Ferry e Lisa Danielle, por Wolf Power), de Morton FInk, treinamento de Charles LoPresti, com Jorge Velazques no dorso, bicampeão da Breeder’s Cup Mile (G1). Ele reaparecia de uma intervenção cirúrgica a que foi submetido após a a sua vitória no dia 3 de maio, em Churchill Downs, nos também 1.700m do Woodford Reserve Turf Classic Stakes (G1). A lembrar que ele é bicampeão do Eclipse Award de melhor macho de mais idade, de melhor milheiro e de cavalo do ano.
E em final emocionante (FOTO 1), o craque americano venceu por focinho Optimizer (Jose Fernandez, treinador, Alan Garcia, jóquei), da Calumet Farm, um English Channel e Indy Pick, por A.P. Indy, cuja última boa corrida havia sido em junho do ano passado quando foi segundo, em Belmont, no Manhattan Handicap (G1). Com isso, Wise Dan passa a ser sério candidato a um tricampenato na Breeder’s Cup Turf (G1), tentando repetir o feito da extraordinária Goldikova (Anabaa e Born Gold, por Blushing Groom). O terceiro, a pouco mais de um corpo, Five Iron (Bryan Lynch, treinador, Joel Rosario up), um Sharp Humor e Tee Off, por Thunder Gulch, vencedor este ano do Fort Marcy Stakes (G3). O tempo foi de 1:39:08.
Duas provas de graduação máxima foram corridas também. Os 1.800m do Woodward Stakes (G1) foram de It’smyluckyday (FOTO 2), montado por Paco Lopez e treinado por Edward Plesa Jr., um Lawyer Ron ae Viva La Slew, por Doneraille Court), que vinha de segundo para Moreno (Ghostzapper e Danceinthesunlight, por A. P. Indy), ontem o seu escoltante a meio corpo, no Whitney Dandicap (G1). O tempo foi de 1:48:84.
A outra, em 1.400m, foi o Forego Stakes (G1), homenageando o grande craque americano (filho do notável argentino nas pistas e na reprodução, Forli e Lady Golconda, por Hasty Road, dono de 34 vitórias, tetracampeão do Woodward Stakes, G1, tricampeão do Brooklyn Handicap, G1, bicampeão do Metropolitan Handicap, G1 etc…), com a vitória fácil (FOTO 3) de Palace (Cornelio Velasquez no dorso, prepardo de Linda Rice), um City Zip e Receivership, por End Sweep, recente campeão do Alfred G. Vanderbilt Handicap (G1). O tempo foi de 1:21:95. Ele possivelmente deverá participar da Breeder’s Cup Sprint (G1).
A vitória de Wise Dan:
Agora a de Itsmyluckyday:
Finalmente a de Palace:
Da Gerência de Turfe