O Jockey Club Brasileiro homenageia, com a realização de uma Prova Especial, o craque Glória de Campeão, único animal brasileiro a vencer a Dubai World Cup (G1), em 2010, prova de maior dotação do turfe mundial.
A carreira será disputada na segunda-feira (14/10), em 1.300 metros, pista de areia e são seis os inscritos:
Jonnos e Regal Darf (ambos do Haras Sweet Carol); Landrover (Stud Blue Mountain); Roxy Girl (Haras Figueira do Lago); Big River (Henrique Menegotto Lorea) e Himmortel (Stud Vale do Jacuí).
Glória de Campeão, um filho de Impression e Audacity, o castanho nascido em 2003 foi criado pelo Haras Santarém e nas pistas defendeu as sedas de Stefan e Dalva Friborg, do Haras Estrela Energia.
Cavalo versátil, Glória de Campeão não escolhia superfície para correr bem e obteve nove vitórias em sua campanha nas pistas, sendo três em Dubai, uma em Cingapura, três na Gávea e duas em Cidade Jardim, somando em prêmios mais de U$ 9 milhões.
O neto de Clackson ingressou na reprodução em 2011, na Suécia e, após o falecimento de seu dono, foi adquirido por um grupo de proprietários, estando alojado em Bagé-RS.
Treinado por Pascal Bary em suas maiores vitórias, Glória de Campeão teve Tiago Josué Pereira em seu dorso, tanto na Singapore International Cup (G1), em 2009, no Hipódromo de Kranji, Cingapura, quanto na Dubai World Cup (G1), em 2010, no Meydan Race Course, em Dubai. Veja, abaixo, o filme das duas inesquecíveis conquistas do animal que fez jus ao nome de batismo e conquistou nas raias sua Glória de Campeão.
por Fernando Lopes – fotos: Internet