Uma quinta feira maravilhosa para Joseph O’Brien, como jóquei, Adrian O’Brien,como treinador, e para o trio Derrick Smith/Mrs. John Magnier/Michael Tabor, no Royal Ascot. Como também para o grande, como corredor e como semental, Montjeu (Sadler’s Wells e Floripedes, por Top Ville), infelizmente morto em 2012, e também da Coolmore.
Foram deles todos as duas principais provas do dia, inclusive a mais famosa e, certamente, a base do grande meeting, inegavelmente a grandíssima prova para stayers de todo o mundo na história, a Gold Cup (G1), em 4.000m.
Depois de levantar, no ano passado, o St. Leger Stakes G1), além do Gallinule Stakes (G3), do Queen’s Vase (G3), neste mesmo meeting, e, em 2014, do Vintage Crop Stakes (G3), Leading Light (e Dance Parade, por Gone West), -FOTO 1 – acrescentou esses quatro quilômetros a seu turf-record, derrotando, por pescoço, a candidata ao bi, Estimate (Monsun e Ebaziya, por Darshaan), de The Queen e criação de Son Altesse Aga Khan. O defensor das cores de Michael Owen, v indo de duas vitórias consecutivas em G3 (Ormonde Stakes e Henry II Stakes), Brown Panther, um Shirocco e Treble Heights, por Unfuwain, cruzou o disco em quarto lugar. O tempo foi de 4:21:09.
O outro belo triunfo de todos eles foi o obtido nos 2.400m do Ribblesdale Stakes (G2), para potrancas de três anos. Foi ele da estimada (mas que vinha de completo fracasso no Qipco 1000 Stakes, G1,onde foi uma das últimas) Bracelet (FOTO 2), cuja mãe é Cherry Hinton, uma Green Desert na maravilhosa Urban Sea (como corredora e como reprodutora), logo uma irmã materna de, entre outros, Galileo e Sea The Stars. Ela venceu por meio corpo. O segundo ficou com Lustrous (Champs Elysées e Tamzin, por Hernando), treinada por Richard Hannon e levada por Richard Hughes, com, a cabeça, Criteria (Galileo e Aleagueoftheirown, por Danehill Dancer), cuidada por John Gosden e levada por James Doyle, em terceiro. A representante de Son Altesse Aga Khan, Vazira (Sea The Stars e Vadaza, por Zafonic), favorita e trazida da França, onde venceu o Prix Vanteaux (G3) e foi segunda no Prix Saint-Alary (G1), preparada por Alain de Royer-Dupré, e com Christophe Soumillon up, chegou em quarto a um corpo. Tempo: 2:30:92.
Ainda tivemos, para os potrinhos de dois anos (levando 57,5), o quilômetro do Norfolk Stakes (G2), vencido pelo pilotado de Frankie Dettori e treinado por Richard Hannon, Baitha Alga (Fast Company e Tawaafur, por Fantastic Light), em sua quarta apresentação ( estreou em maio o que, em termos de temporada hípica, representaria no Brasil novembro), já tendo também uma Listed, o Woodcote Stakes. Na galeria dos ganhadores do Norfolk Stakes(que já foi em Royal Ascot o New Stakes), vemos, entre outros, Turtle Island (Irish 2000 Guineas), Pall Mall (2000 Guineas Stakes), My Babu (2000 Guineas Stakes, Sussex Stakes), Petition (Eclipse Stakes), Blenheim (Derby Stakes) e o grande chefe de raça Hyperion (Derby Stakes, St. Leger Stakes). O tempo de hoje foi 59:81.
Veja a vitória de Leading Light:
Ver a vitória de Bracelet:
Da Gerência de Turfe