Tonalist vence o Belmont Stakes (G1). Os EUA ficam mais um ano sem tríplice coroado » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Tonalist vence o Belmont Stakes (G1). Os EUA ficam mais um ano sem tríplice coroado

horse_a_tonalist02jr_300x200

A expectativa era enorme de que California Chrome (Lucky Pulpit e Love The Chase, por por Not for Love), criacão e propriedade de Perry Martin e Steven Coburn, treinado por Ari Sherman e conduzido por Victor Espinoza, campeão, em belo estilo, do Kentucky Derby (G1) e do Preakness Stakes (G1), viesse a acabar com o jejum, agora de 34 anos, dos americanos sem um tríplice coroado (o último foi Affirmed, Exclusive Native e Wont Tell You, por Crafty Admiral, em 1978).

Mas tal não aconteceu. O potro cruzou o disco em quarto lugar (empatado com Wicked Strong, um  Hard Spun e Moyne Abbey, por Charismatic),sem jamais dar a impressão de vitória. Esta ficou com Tonalist (FOTO), um Tapit e Settling Mist, por Pleasant Colony, treinado por Chriastophe Clement, com Joel Rosario up, propriedade de Robert Evans e criação da Woodlane Farm, que vinha de ganhar, no mesmo hipódromo o Peter Pan Stakes (G2).

Ele dominou nos últimos o seu runner up também no citado Peter Pan, Comissioner (Todd Pletcher, treinador, Javier Castellano up, Winstar Farm, proprietário e criador), em filho de A.P. Indy e Flaming Heart, por Touch Gold,  que chegou a dar impressão de vencer.

O terceiro, não afastado, foi de Medal Count ( Dynaformer e Brisquette, por Unbridled’s Song), levado por Roby Albarado, cuidado por Dale Romans, da Spendthrift Farm, criação de Stonestreet Thoroughbred Holdings, ganhador do Blue Grass Stakes (G1) e oitavo no Kentucky Derby (G1).

As diferenças oficiais foram cabeça e um corpo.

A seguir, pela ordem, Samraat, General a Rod, Matterhorn, Commanding Curve, Matuszal e Ride On Curlin.

O tempo foi de 2:28:52.

Além do Belmont, mais cinco provas de G1 foram disputadas na jornada. Na milha, para potrancas de três anos, do Acorn Stakes(G1), vitória de Sweet Reason (Street Sense e Livermore Leslie, por Mr. Livermore), que vinha de terceiro no Gazelle Stakes (G1), levantado por My Miss Sophia (Unbridled’s Song e Wildwood Flower, por Langfuhr), segunda no Kentucky Oaks (G1), e favorita do páreo. O tempo foi de 1:34:98. Para éguas de quatro anos e mais idade, houve os 1.700m do Ogden Phipps Stakes (G1), homenageando dos maiores criadores de todos os tempos. O primeiro lugar foi de Close Hatches (First Defense e Rising Tornado, por Storm Cat), v inda de ganhar o Apple Blossom Handicap (G1). A grande favorita Beholder (Henry Hughes e Leslie’s Lady, por Tricky Creek), campeã, entre outras provas, da Breeder’s Cup Distaff (G1), em 2013, e da Breeder’s Cup Juvenile Fillies (G1), em 2012, foi a quarta. O tempo foi 1:40:55. Ainda para éguas de quatro anos e mais idade, mas na grama, houve a milha do Just a Game Stakes (G1), que teve como vencedora Coffee Clique (Medaglia d’Oro e e Miss Chapin, por Royal Academy), primeira no Churchill Distaff Turf Mile (G2), em maio. O tempo foi de 1:32:52.

Já para produtos de três anos e mais idade, houve a milha do Metropolitan Handicap (G1), vencida por Palace Malice, um Curlin e Palace Rumor, por Royal Anthem, em sua quarta vitória grupada consecutiva. O tempo foi de 1:33:56. Finalmente , na grama, para produtos de quatro anos e mais idade, os 2.ooom do Manhattan Stakes (G1), que teve como vencedor Real Solution  (Kitten’s Joy e Reachfortheheavens, por Pulpit), vindo de segundo no Man O’War Stakes (G1), vencido por Imagining (Giant’s Causeway e Daydreaming, por A.P. Indy), agora o o sexto a cruzar o disco. O tempo foi de 1:59:27.

Veja agora a vitória de Tonalist:

Da Gerência de Turfe

 

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo