Fabulosa! Fantástica! Mágica! Faltam adjetivos para definir perfeitamente a beleza e a emoção da vitória de Fonte Azul no Grande Prêmio Roberto e Nelson Grimaldi Seabra (G1), o Brasil das éguas. Uma das grandes atrações da reunião deste sábado, 07 de junho, no Hipódromo da mGávea, a carreira foi disputada em 2.000 metros, pista de grama macia.
Antes de descrever o fantástico triunfo, é imperioso falar da emoção de proprietário e do treinador da égua, no caso, Antonio Landim Meirelles Quintella, que tem Nilson Genovesi como sócio, e Roberto Solanés. Quintella desceu as escadas do camarote ovacionado por amigos e fãs de sua tradicional farda. O sorriso no rosto e os olhos marejados mostraram bem a importância do êxito para o turfman que não teve braços para tantos abraços. Isso sem falar na felicidade por mais uma vitória de seu jóquei, amigo e da família, como ele mesmo gosta de chamar: Carlos Lavor Quintella. Um espetáculo!
Roberto Solanés não cabia em si. Do alto de seus 2 metros, o brilhante treinador era festejado por seus companheiros de trabalho, amigos e os profissionais que o ajudam no dia a dia. Beto foi buscar Fonte Azul na seta dos dois quilômetros e se possível fosse a traria no colo ou percorreria toda a raia de grama, tamanho seu orgulho pela performance fantástica de sua pensionista.
Emoção e profissionalismo exacerbados, sentimentos que afloraram de uma fantástica Fonte Azul!
Partida excelente para as 11 concorrentes. Brilhantíssima, muito voluntariosa, saiu na frente, seguida por Bela Bisca, Maison Du Caviar, Sutil, Ainda Melhor, Fonte Azul, That Sunday, Habitacion, Estrela Monarchos, Angel Carina e Billy Girl vinham depois. Galopando largo na frente, Brilhantíssima fazia um train falso, o que era perigoso para as outras concorrentes, uma vez que a ganhadora das duas primeiras provas da Tríplice Coroa carioca é potranca de granbde categoria. Sabendo disso, Dalto e Borges deixaram andar “suas” Maison Du Caviar e Estrela Monarchos, diminuindo a vantagem de Brilhantíssima.
No momento decisivo, Brilhantíssima ainda era a líder e firme. Tirada pela linha cinco, Sutil começou sua atropelada. Porém, Billy Girl e Fonte Azul surgiram com grande disposição, pelo meio de raia e dominaram a situação. Numa luta titânica, com Lavor e Valdinei Gil desdobrando-se, Billy Girl abriu pequena diferença. Entretanto, a magia estava com Lavor e Fonte Azul mostrou sua valentia, reacionou por dentro e cruzou o disco com pequena vantagem sobre a poderosa Billy Girl. Agarrada com as duas, Sutil terminou em terceiro. Maison Du Caviar e Bela Bisca completaram o placar.
Preparada no Centro de Treinamento Verde e Preto pelo sensacional Roberto Solanés, que já havia ganho o Clássico Breno Caldas (L.), com As de Ouros (Stud Correas), Fonte Azul é uma 3 anos, filha de Mastro Lorenzo e Chamber Of Life, por Music Prospector, criada pelo modelar Stud Eternamente Rio e defensora das sedas do Stud Quintella & Genovesi. Na sua terceira vitória, a 1ª nobre e logo de G1, Fonte Azul parou os cronômetros em 2min02s21.
por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins