O jornalista Nestor Obregon Rossi, responsável pela melhor página sobre o turfe peruano no Instagram, a El Crack Peru – https://www.instagram.com/elcrackperu/ , fez uma análise, com exclusividade para o site do JCB, sobre as chances dos nove animais do país andino que irão atuar na incrível jornada de sábado, 18 de outubro, no Hipódromo da Gávea.
São seis competidores no Latino, um no GP Julio Cápua – Haras Santa Maria de Araras (G2), e duas éguas anotadas no GP Marciano de Aguiar Moreira – Haras Legacy (G2). Estes três últimos disputam, também, a premiação extra, oferecida pelo JCB – USD 50.000 – sendo, USD 31.200 para vencedor; USD 9.300 para o 2°; USD 6.200 para o 3° e USD 3.100 para o 4° – aos competidores estrangeiros anotados nas provas de G2 do Festival.
GP LATINOAMERICANO [G1] – Clique nos nomes dos páreos e veja o filme
BOUDICA (The Lieutenant) – Égua de pequeno, porte, 405 kg. Classificou-se para o GP Latinoamericano [G1] após vencer o Clássico Baldomero Aspíllaga [G3-2.000m,G] contra os machos. Em 2024, Boudica conquistou o Clássico Pamplona [G1-2.000m,G], classificatório para a Breeders’ Cup Filly & Mare Turf [G1], para onde não pôde viajar porque seu pai, The Lieutenant, não estava listado. Ela também venceu o Clássico Postín [G2-2.400m,G] e terminou em segundo lugar no GPN Augusto B. Leguía [G1-2.600m,G], o Derby de grama, no Peru. Boudica corre para uma atropelada.
KANKO (CHI, Newfoundland) – Um cavalo atropelador, que vem de um segundo lugar no Clássico Baldomero Aspíllaga [G3-2.000m,G], recuperando-se de forma impressionante na reta final. Anteriormente, terminou em terceiro no Clássico Santorín [G3-2.400m,G] e venceu os clássicos Pedro García Miró [G3-1.800m,G] e Vaduz [1.600m,G]. Um cavalo que vem evoluindo e chega a esta corrida em uma trajetória ascendente. Ele pode surpreender.
HAPPY MAN (CHI, Mendelssohn) – Vencedor de quatro corridas no gramado, incluindo o Clásico Cámara de Comercio de Lima [2.000 m,G], além de um segundo lugar no Clásico Pedro García Miró [G3-1.800 m,G] e um terceiro lugar no Clássico Baldomero Aspíllaga [G3-2.000 m,G], classificatório para o GP Latino-americano [G1-2.000 m,G]. Um cavalo em ascensão, em forma, veloz, ele estará muito próximo nos primeiros metros. Foi favorito em suas duas últimas corridas e não venceu. Porém, está sempre entre os prováveis. Precisa ser respeitado.
ENFORCEABLE (USA, Tapit) – Um cavalo castrado de 8 anos. Voltou a correr na grama após 5 anos – descolocou-se num Stakes em Keeneland (USA) – e ficou com o quinto lugar no Clásico Baldomero Aspíllaga [G3-2.000mC], classificatório para o GP Latino-americano [G1-2.000m,G]. Importado como garanhão para o Peru em 2023, decidiu-se devolvê-lo às pistas devido à sua infertilidade confirmada. Nos Estados Unidos, ele venceu o LeComte Stakes [G3-1.700m] e, no Peru, venceu os clássicos Jockey Club del Perú [G1-2.400m] e Independencia [G2-2.400m,A]. Será o primeiro competidor do Kentucky Derby [G1 – 7º colocado em 2020 ] a correr no GP Latinoamericano [G1]. Pode ser o ligeiro da competição.
IL OMARE (ARG, Il Campione) – Vem de uma vitória no Clásico República do Chile [2.000 m,G] com um tempo quase um segundo mais rápido que o registrado no Clásico Baldomero Aspíllaga [G3-2.000 m, G], classificatório para o GP Latinoamericano [G1-2.000 m, G], quando terminou na sétima posição. Isso nos permite vê-lo como um cavalo que buscará continuar melhorando. Ele tem a versatilidade de correr em uma posição entre as primeiros, sem necessariamente ser o líder. Ele também venceu o Clásico Francisco Bolognesi [L-1.800 m, G] e ficou em terceiro lugar no Clásico Pedro García Miró [G3-1.800 m, G].
KING MO (USA, Vancouver) – Vencedor notável de 11 corridas em pista de grama, incluindo o Clássico Santorín [G3-2.400m,G] em 14 largadas. Cavalo delicado, com alguns problemas nos anteriores, ele não teve uma temporada consistente, com longos períodos de inatividade enquanto se recuperava. Com um desempenho potente, ele correu o Clásico Baldomero Aspíllaga [G3-2.000m,G], mas não colocou-se, ficando de fora da tabela de classificação. No entanto, ele está no campo do GP Latinoamericano [G1] por estar na lista de classificados extras através do pagamento da taxa de US$ 25 mil por seu proprietário. Será pilotado pelo brasileiro Jorge Ricardo, o maior ganhador da carreira (5x) e recordista mundial de vitórias (13.357).
GP Marciano de Aguiar Moreira – Haras Legacy (G2)
MATHILDE (Galapiat) – A melhor égua de grama do Hipódromo de Monterrico falhou na tarde do Clásico Baldomero Aspíllaga [G3-2.000m,G], terminando na oitava colocação. Antes disso venceu os Clásicos República Argentina [G3-2.000m,G], Mari July [L-1.900m,G] e ficou em segundo lugar no Clásico Pamplona [G1-2.000m,G]. Em 2023, venceu o GPN Augusto B. Leguía [G1-2.800mC] sobre Boudica. Uma égua poderosa, sua principal arma é a troca de velocidade, o que lhe permite um ótimo desempenho na hora decisiva.
AMAZONKA (USA, Mendelssohn) – Após uma estreia promissora em 2024, ela embarcou em uma campanha irregular em 2025, alternando boas e más atuações, sem muita justificativa. Ela fracassou nas clássicas de Pamplona [G1-2.000m] e Baldomero Aspíllaga [G3-2.000m,G], terminando em segundo, no Mari July [D-2.000m,G], e terceiro, no Ernesto Ayulo Pardo [D-2.000m,G], participando ativamente das provas. Ela é muito ligeira e usará essa arma para estar entre as primeiras no espelho.
GP Julio Cápua – Haras Santa Maria de Araras (G2)
FURIOSO HIT (ARG, Hit It A Bomb) – Um importado em ascensão. Ele possui quatro vitórias em corridas na grama, quase todas de ponta a ponta, incluindo o Clásico Coronel Leoncio Prado [1.400 m]. É um corredor de meia distância muito bom, porém ainda não atingiu seu auge e pode conseguir mais protagonismo. Ele correu o Clásico Baldomero Aspíllaga [G3-2.000 m], mas terminou descolocado, após liderar o pelotão desde a partida.
Texto de Nestor Obregon Rossi – El Crack Peru – https://www.instagram.com/elcrackperu/
Tradução e links – Fernando Lopes – fotos: Victor Antunes; Jose Luiz De La Cruz; El Turf e Foto Hipica Studio
