No domingo, 28 de janeiro, o Jockey Club Brasileiro através de uma Prova Especial, na distância de 2.000 metros, pista de grama, homenageia um dos animais de campanha mais consistente que passou em suas pistas, o alazão Falcon Jet.
De criação e propriedade do Haras Santa Ana do Rio Grande, Falcon Jet nasceu em 16 de julho de 1986 nos campos da família Fragoso Pires. Treinado no Vale do Cuiabá pelo talentoso e saudoso João Luis Maciel, Falcon Jet nasceu do cruzamento de Ghadeer e Victress, sendo um neto materno de Hornbeam. Era irmão materno da clássica Byzantine (Sabinus) e próprio de Gemini One, com colocação em prova de G1. Levado para a reprodução no haras onde nasceu e foi criado, tornou-se classic sire (cfr. Buquê de Noiva, Fleur Jet, Post Card, Prince Ali etc…).
Com 22 saídas em seu cartel, entre Gávea e Cidade Jardim, Falcon Jet atuou em todas as oportunidades na esfera clássica, conseguindo 14 vitórias e oito colocações. Desde sua vitoriosa estreia no Clássico Atualpa Soares (L.), em 14/01/1989 até o coroamento final com a vitória no GP Brasil (G1) em 02/08/1992 (ver vídeo à esquerda), após mais um duelo eletrizante contra seu grande rival, o loirinho Flying Finn.
Falcon Jet angariou seis provas de G1: o GP ABCPCC (25/06/89), o GP Linneo de Paula Machado (08/10/89), o GP Estado do Rio de Janeiro (04/03/90), a Copa ANPC Clássica (28/10/90), o GP Asociacion Latinoamericana de Jockeys Clubs, em Cidade Jardim, (10/03/91), além do já citado GP Brasil de 92 (filme acima).
O alazão também venceu os GGPPs Nestor Jost (G2), Costa Ferraz (G3), Conde de Herzberg (G2), Doutor Frontin (G2) e o Presidente Arthur da Costa e Silva (G3), este um preparatório para o Asociacion Latinoamericana de Jockeys Clubs, e o Dezesseis de Julho (G2), entre os anos de 89 e 92.
Falcon Jet finalizou em segundo (90, para Flying Finn) e em quarto (91, para Villach King), no GP Brasil (G1) e formou a dupla em duas oportunidades no GP São Paulo (G1), nos anos de 91 e 92, escoltando Thignon Lafre e Urban Hero. Conquistando, ainda, um segundo para o quádruplo coroado paulista Cacique Negro (Kuryakin e Exótica, por Quipardo), no GP Derby Paulista (G1).
Falcon Jet foi eleito o cavalo do ano na Temporada 1991/1992 e após, na reprodução, ganhou a estatística de reprodutores em 1999/2000.
Este ano, sete competidores de 3 anos foram inscritos na Prova Especial Falcon Jet, que serve como trial para o GP Francisco Eduardo e Linneo Eduardo de Paula Machado – Araras Blood Power – (G1) – 2ª Prova da Tríplice Coroa de Produtos:
Rajesh e Renewed Hope (ambos do Stud Red Rafa); Ritorna Vincetori (Haras Nacional); Underpants (Haras Doce Vale); Mãos Mágicas (Lindstol Racing & Partners); Snoopy Dog (Haras do Morro); e Gryphon (Ramon Relindo Dullius).
Por Fernando Lopes com Assessoria da Gerência de Turfe
Fotos: Arquivo JCB