Em semana mágica da Godolphin, Sovereignty vence o 151º Kentucky Derby (G1) » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Em semana mágica da Godolphin, Sovereignty vence o 151º Kentucky Derby (G1)

Com as vitórias no Oaks (Good Cheer – na sexta-feira) e na Two Thousand Guineas (Ruling Court – no sábado de manhã), a Godolphin conquistou mais um triunfo épico em sua história, com Sovereignty superando 18 rivais no icônico Kentucky Derby (G1), na tarde deste sábado, 03 de maio, no Hipódromo de Churchill Downs.

O venezuelano Junior Alvarado conquistou sua primeira vitória na prova de abertura da Tríplice Coroa Americana através de uma direção precisa, tirando Sovereignty do “trânsito” e da lama na cara, para atropelar no momento exato e superar o grande favorito Journalism.

O castanho da Godolphin é preparado pelo quatro vezes ganhador do Eclipse Awards (1995, 1996, 2011 e 2013), o fantástico Bill Mott, em seu segundo êxito no Kentucky Derby – o outro em em 2019, através de Country House, um número 18 no balizamento, assim como Sovereignty.

Uma das fardas mais poderosas do mundo turfístico, com animais atuando nos quatro continentes, a Godolphin, do Sheikh Mohammed al Maktoum, colocou em sua ostensiva e extensa sala de troféus, a primeira taça da Corrida das Rosas. Um belo jeito de fechar uma semana fenomenal.

Citizen Bull e Neoequos assumiram as primeiras posições logo após a largada na enlameada pista do prado localizado em Louisville. Owen Almighty, American Promise, Admire Daytona e East Avenue seguiam de perto os ponteiros. O favorito Journalism vinha em oitavo, por dentro, enquanto Sovereignty corria em 16º. Luxor Café, montado por João Moreira, era o décimo terceiro e Final Gambit, com Luan Machado, era o último.

Durante a reta oposta, Citizen Bull seguia no comando das ações, com Neoequos acompanhando-o. Aberto, Journalism melhorava francamente. Sovereignty mantinha sua 13ª posição. Na grande curva, Journalism já mostrava suas credenciais. Sabendo que o rival era o pilotado do italiano Umberto Rispoli, Alvarado deixou Sovereignty “andar um pouco mais rápido”.

No momento da decisão do 151º Kentucky Derby, Journalism surgiu com excelente ação, trazendo o enlameado Sovereignty na sua cola. Os dois tomaram conta da situação e passaram a decidir a prova. Luxor Cafe não mostrava força para brigar pelas principais posições. Final Gambit, ao contrário, embalava forte e ganhava muitas colocações.

Na frente, Sovereignty dominava o poderoso Journalism e galopava para o espelho, para coroar um final de semana mágico da Godolphin. Muito atacado por Baeza, Journalism manteve a segunda posição no espelho. Final Gambit cumpriu excelente performance, finalizando na quarta posição. Owen Almighty terminou no quinto posto, correndo muito bem.

Um filho de Into Mischief e Crowned, por Bernardini, Sovereignty chegou ao terceiro êxito de sua campanha, o primeiro de G1 e o segundo nobre – Fountain Of Youth Stakes (G2) – e soma em prêmios US$ 3.672.800.

O próximo desafio de Sovereignty será em duas semanas, dia 17 de maio, no Hipódromo de Pimlico, para a disputa da segunda etapa da Coroa, o Preakness Stakes (G1), em 1.900 metros, areia.

O ganhador completou o percurso em 2min02s31.

Por Fernando Lopes – foto: Michael Clevenger

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo