Invicta – agora através de sete apresentações – Good Cheer esbanjou categoria para sobrepujar suas rivais no 151º Kentucky Oaks (G1), em 1.800 metros, areia encharcada, realizado nesta sexta-feira, 02 de maio, no Hipódromo de Churchill Downs.
Numa reunião em que a grande favorita do dia e campeã de 2024 do Oaks, a incrível Thorpedo Anna terminou descolocada no La Troienne (G1) – bastante prejudicada no percurso – era grande o frisson em torno da invencibilidade de Good Cheer.
Uma chuva torrencial, algumas horas antes do páreo, deixou a pista – como é quase uma tradição em semana de Oaks e Derby -, bastante pesada. Mas, como dizem os mais antigos, cavalo bom não escolhe pista para correr bem.
E Good Cheer não decepcionou!
Corrida na sexta colocação pelo consagrado Luis Saez, pelo meio de raia, para não levar tanta areia na cara, Good Cheer embalou no meio da grande curva e entrou a reta decisiva com a ponteira La Cara, na alça de mira.
Quando Temma assumiu a liderança, Good Cheer surgiu com ação avassaladora, passou de viagem pela rival e acelerou para o espelho, em triunfo impressionante. Drexel Hill veio de longe e toda enlameada para formar a dupla. Bless The Broken, Temma e Anna’s Promise completaram o marcador.
Uma 3 anos, uma filha do reprodutor Medaglia D’Oro – pai, também, do pai de Drexel Hill (Bolt D’Oro), a segunda colocada – e Wedding Toast, por Street Sense, de criação e propriedade da Godolphin, Good Cheer recebe o treinamento de Brad Cox.
Na sua sétima vitória, em igual número de performances, a primeira de G1 e a quarta nobre – as outras Golden Rod Stakes (G2 – Churchill Downs); Rachel Alexandra Stakes (G2 – Fair Grounds) e Fair Grounds Oaks (G2 – Fair Grounds) – Good Cheer soma em prêmios mais de US$ 1 milhão e 700.000.
A ganhadora completou a distância em 1min50s15, com parciais de 22s58 (400m), 46s78 (800m), 1min11s36 (1.200m) e 1min36s97 (1.600m).
por Fernando Lopes – foto: Barbara D. Livingston (DRF.com)