De ponta a ponta, Brilhantíssima conquista o GP Henrique Possolo (G1) e vai em busca da Tríplice Coroa » Jockey Club Brasileiro - Turfe

De ponta a ponta, Brilhantíssima conquista o GP Henrique Possolo (G1) e vai em busca da Tríplice Coroa

brilhantissimapost12tcBrilhantíssima reapareceu de sete meses com linda vitória no Grande Prêmio Henrique Possolo (G1) – 1ª Prova da Tríplice Coroa de Potrancas e abriu caminho para conquistar o inédito título de Tríplice Coroada, entre as fêmeas, para o Haras Santa Maria de Araras, criador e proprietário de três das primeiras cinco colocadas e criador de cinco dos ganhadores das seis provas clássicas disputadas neste final de semana no Rio de Janeiro. A carreira, em 1.600 metros, grama, reuniu potrancas de 3 anos, e foi uma das grandes atrações da jornada deste domingo, 12 de janeiro, no Hipódromo da Gávea.

Um parágrafo especial merece o treinador Roberto Morgado Neto. Oriundo de uma das mais tradicionais famílias do turfe nacional, Bebetinho já vem mostrando há tempos qualidade indiscutível para a difícil arte de treinar um Puro-Sangue Inglês. Neste domingo, ao reaparecer Brilhantíssima tinindo para abrir a Tríplice Coroa, o profissional mostrou todo seu talento e provou, uma vez mais, que o sangue Morgado corre forte em suas veias.

Campo lotado e partida boa para as 18 concorrentes. Muito ligeira, Brilhantíssima fez questão absoluta da ponta. Briskly, Become Winner, Crystal Clear, Biglietteria, Super Tótinha, Bela Marcia, Angel Carina, Infinity Quest, Billy Girl, Elusive Star, That Sunday, Energia Fribby, Beach Dance, Hed Kandi, Hungry Times, Estupenda Demais e Serata Bella vinham na sequência. Puxando um train que faz jus à sua categoria, Brilhantíssima mostrava o caminho às rivais, sempre com Become Winner e Briskly em seu encalço.

Na hora da verdade, Brilhantíssima entrou na frente, mas logo o pelotão agrupou-se e parecia que a ponteira seria literalmente engolida pelas adversárias. Ledo engano,  com reservas, Brilhantíssima aumentou o ritmo, desvencilhou-se das adversárias e rumou para o êxito triunfante. Billy Girl, sua faixa, atropelou forte para ficar com o segundo lugar e formar a dobradinha do Araras. Em ótima performance, Super Tótinha finalizou em terceiro, com Become Winner e That Sunday no complemento do placar.

Trazida no último furo do CT Araras pelo competentíssimo Roberto Morgado Neto, Brilhantíssima é uma filha de Put It Back (pai também de Bal A Bali, ganhador do GP Estado do Rio de Janeiro (G1)) e Lamparina, por Roy, de criação e propriedade para o Haras Santa Maria de Araras. Na sua terceira vitória, a segunda de G1, a outra foi no GP Margarida Polak Lara, Brilhantíssima recebeu condução principesca e cerebral desse craque das rédeas que é Valdinei Gil. A ganhadora parou os cronômetros em, excelentes, 1min32s56.

por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo