Nudini, um espetáculo no GP Cruzeiro do Sul – Derby Brasileiro – Araras Blood & Power (G1) » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Nudini, um espetáculo no GP Cruzeiro do Sul – Derby Brasileiro – Araras Blood & Power (G1)

Potro que sempre mostrou aptidão para as distâncias de fundo e que seu staff leva em alta conta desde os primeiros privados, Nudini alcançou, até o momento, o ápice da sua campanha, conquistando o desejado Grande Prêmio Cruzeiro do Sul – Derby Brasileiro – Araras Blood & Power (G1), em sua 94ª edição. A carreira, o ponto central da jornada do domingo, 06 de abril, no Hipódromo da Gávea, foi realizada em 2.400 metros, grama pesada.

Pela 7ª vez, a criação do Haras Santa Maria de Araras brilha no Derby. O maior campo criatório do país, ano após ano, despeja animais de raça maravilhosa e campeões em nossas pistas. Um pilar do turfe nacional, o Araras de Julio Bozano ganhou a prova anteriormente com: Old Master – Tríplice Coroado – 1984; April Trip – 1992; Country Baby – 1994; Fool Around – 1997; Cisne Branco – 2011; Bal A Bali – Tríplice Coroado – 2014; e Daffy Girl – 2016).

O Stud Araré, do tricolor Francesco Carnevale, conseguiu seu primeiro G1 e para ser ainda mais eterna a conquista, ela aconteceu no icônico Derby. Integrante da Diretoria do JCB e responsável pelas premiações em dias de festa no clube carioca, hoje foi a vez dele levar para casa a taça mais importante. Muito merecido, pois o popular “Chico” é um apaixonado pela atividade e está sempre investindo na sua farda. Assim, cinquenta anos após iniciar na atividade, o Stud Araré levanta seu primeiro G1. Inesquecível!

Treinador dos mais laureados do turfe brasileiro e um trabalhador incansável, Julio Cezar Sampaio conhece tudo sobre o PSI. Não por nada, desde sempre, classificou Nudini como um potencial ganhador do Derby e do Brasil, hoje ele já cumpriu a primeira parte. Em junho, Nudini voltará ao Brasil para confirmar as proféticas palavras do grande “Alemão”.

Em ano dos mais inspirados, Dylan Silva Machado venceu duas provas de velocidade no sul do país, o Turfe Gaúcho e o Turfe Paranaense. Não satisfeito, veio à Gávea e levou para casa o troféu de duas provas da Coroa Carioca, o Estado do Rio de Janeiro com Nagayama (Stud CRDM/ São José dos Bastiões) e agora com Nudini (Stud Araré), o cobiçado Derby. Tudo isso aguardando o visto para montar nos EUA. Se a embaixada americana demorar um pouco mais, o mais novo dos irmãos Machado, com certeza, não ficará chateado…

O train da carreira ficou dividido entre Olympic Orkut e Único Lô. Vitruvian e Mc Arrocha acompanhavam de perto os dois primeiros. On My Side, Nudini e Sinsel vinham logo depois. Olympic Oman, Navy Of War, Sparco e Devenoge fechavam o pelotão de 11 competidores. Na grande curva o panorama era o mesmo, porém Mc Arrocha,  Nudini e Sinsel melhoravam francamente, abertos. O favorito On My Side perdeu terreno, ficando afastado do lote.

Na hora da verdade do Derby 2025, Mc Arrocha corrido de forma diferente, virou assumindo a primeira colocação. Sinsel apresentou-se rapidamente, com excelente ação. O potro do Stud Red Rafa tomou conta do páreo e deu pinta de que repetiria o triunfo no GP Francisco Eduardo e Linneo Eduardo de Paula Machado (G1), em março. Todavia, Nudini apareceu cheio de lama e com enorme disposição. Corrigido e exigido por seu piloto, Nudini embalou forte, passou por Sinsel sem luta e galopou para o espelho, em êxito extraordinário. Confirmando sua evolução com o aumento no percurso, Sinsel formou a dupla. Devenoge, a única fêmea do campo, ainda perdedora, fez fantástico terceiro, com Sparco e Olympic Oman finalizando na sequência.

Nudini é um 3 anos, filho de Drosselmeyer e Udini, por Wild Event. Na sua quinta vitória, a terceira nobre e a 1ª de G1, as outras no GP Almirante Tamandaré (G2) e no Clássico Coaraze (L.), Nudini parou os cronômetros em 2min36s37.

VEJA A GALERIA DE IMAGENS DO GP CRUZEIRO DO SUL – DERBY BRASILEIRO – ARARAS BLOOD & POWER (G1)

 

Por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo