GP Prefeitura da Cidade do RJ (G3): Apolo Dez, um bicampeão com direito a recorde » Jockey Club Brasileiro - Turfe

GP Prefeitura da Cidade do RJ (G3): Apolo Dez, um bicampeão com direito a recorde

Dez vitórias consecutivas na areia da Gávea.

Bicampeão do GP Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (G3).

Novo recordista dos 1.900 metros.

Apolo Dez não para de fazer história.

Animal de incrível poder locomotor, um dos mais impressionantes em pista de areia da história do turfe nacional, Apolo Dez escreveu mais um fantástico capítulo de sua passagem pelas pistas, conquistando o bicampeonato do GP Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (G3) e, como brinde, assinalando o novo recorde da distância (que perdurava desde o século XX, quando Autobelle, em 1996, assinalou 1min56s20). A carreira foi a atração maior da jornada da segunda-feira, 13 de janeiro, no HIpódromo da Gávea. 

Olympic National largou na frente com Apolo Dez em segundo, Smart Brain e L’Ente Supremo completando o pequeno lote de quatro concorrentes, com o forfait de Winstar Farm. Smartbrain acelerou o train de carreira e partiu para cima de Olympic National, que fez questão da primeira posição. Apolo Dez ficou para terceiro, mais próximo de L’Ente Supremo do que dos dois primeiros. Na grande curva, Apolo Dez e L’Ente Supremo diminuíram consideravelmente a distância que os separavam de Olympic National e Smartbrain.

Muito fácil, Apolo Dez entrou a reta parecendo que ia “massacrar” seus rivais. Ledo engano. Cavalo que gosta de um bom combate, Apolo Dez dominou com facilidade, mas não abriu luz na primeira colocação. L’Ente Supremo ficou algo sem caminho por dentro e teve de ser arrancado para fora. Olympic National mantinha-se na luta e Smartbrain dava por encerrada sua missão. L’Ente Supremo embalou forte e Olympic National reacionava com tudo pelo interno da raia.

Porém, Apolo Dez resistiu a tudo e a todos e, mostrando o coração de um verdadeiro campeão, chegou ao espelho com pescoço à frente do excelente L’Ente Supremo e com um corpo separando-o de Olympic National.

Um final épico para uma vitória histórica

Mandado à raia em estado soberbo, como é habitual para um craque como Julio Cezar Sampaio, Apolo Dez é um 4 anos, filho de Holding Glory e Pleine Lune, por Crimson Tide, criado com excelência por Ulisses Lignon Carneiro e defensor das vitoriosas sedas de Sir Tony Ribeiro Pinto, titular do Stud São Francisco da Serra.

O castanho alcançou a 12ª vitória de sua campanha, sendo a décima seguida na raia de areia do maior palco de turfe do país, sendo esta a sétima na esfera nobre – GPs Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (G3 – 2024); Professor Nova Monteiro (G3); Delegações Turfísticas (G3); Salgado Filho (G3) e os Clássicos Much Better (L.) e Eurico Solanés (L.).

Apolo Dez assinalou 1min56s07, a nova marca para os 1.900 metros, areia. 

VEJA A GALERIA DE IMAGENS DO GP PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO (G3)

por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo