El Kodigo, o dono do Ramirez 2025. Brasileiro Universal Horse forma a dupla em fantástica performance » Jockey Club Brasileiro - Turfe

El Kodigo, o dono do Ramirez 2025. Brasileiro Universal Horse forma a dupla em fantástica performance

Segundo colocado e preferido do público apostador no GP Carlos Pellegrini (G1), em dezembro, no Hipódromo de San Isidro, El Kodigo não estranhou a força da prova argentina, nem a viagem para o país vizinho e confirmou o favoritismo da pedra, levantando a versão 2025 do GP José Pedro Ramirez (G1) – mantendo o troféu na Argentina, que ano passado o fez com Ever Daddy (Stud Tramo 20) -, maior prova do turfe uruguaio, realizada em 2.400 metros, areia, nesta segunda-feira, 06 de janeiro, no Hipódromo de Maroñas.

Supimpa TH ditou o ritmo da carreira, sempre com Cuan Chef e No Bien Ni Mal vigiando de perto. Pelo meio da pista, El Kodigo vinha no quinto posto, muito fácil. Universal Horse era o sexto, não perdendo El Kodigo de vista.

Cuan Chef entrou a reta dominando Supimpa TH. Porém, No Bien Ni Mal vinha em seu encalço. Aberto, El Kodigo melhorava francamente, trazendo Universal Horse no seu encalço.

Elk Kodigo assumiu o comando das ações e Universal Horse passou para segundo, com No Bien Ni Mal em terceiro, perto. Leandro Henrique desdobrou-se no dorso de Universal Horse, mas El Kodigo tinha reservas e veio na primeira posição até o espelho, para delírio dos “burreros” presentes no prado uruguaio.

Animal de 4 anos e apenas sete atuações até o Ramirez, Universal Horse confirmou sua boa forma e produziu uma atuação fantástica, dando fila de vitória no meio da reta e sendo abatido apenas por um concorrente fortíssimo. Direção espetacular de Leandro Henrique e apresentação perfeita de Roberto Solanés no defensor das sedas do Stud Regina Quintella, criado pelo Haras Fronteira P.A.P.

Tríplice Coroado do turfe uruguaio, Suablenanave TH (Haras Phillipson) atropelou com disposição, mas não em tempo de tomar o segundo posto do valente Universal Horse. Participando ativamente da carreira – sempre entre os três primeiros -, No Bien Ni Mal (Stud Duplo Ouro) confirmou ser de corrida e mesmo indo à distância pela primeira vez e desgastando-se para entrar nos boxes, finalizou em quarto, numa performance excelente. Melhor fundista do turfe local, Pluto (Haras Phillipson) finalizou no quinto posto.

Não escolhendo raia para correr bem, El Kodigo, um 4 anos, filho de Equal Stripes e I’m Moving On, por Not For Sale, chegou ao Uruguai com oito vitórias, sendo seis delas na pista de areia. Múltiplo G1 winner – Polla de Potrillos; Republica Argentina; General San Martin e Copa de Oro -, El Kodigo, agora com nove êxitos em 14 saídas, mandado à pista em forma soberba por Juan Saldivia, recebeu precisa direção de Gustavo Calvente para colocar mais uma prova de G1 em seu turf-record, sendo esse o terceiro na pista de areia e o primeiro fora da Argentina.

Criado por Marovi S.A. e de propriedade do Stud Juan Antonio, El Kodigo completou a milha e meia em 2min30s78.

Por Fernando Lopes – fotos: Karol Loureiro   

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo