Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré

ALMIRANTE MARQUES TAMANDAREJoaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré (Rio Grande, 13 de dezembro de 18071 — Rio de Janeiro, 20 de março de 1897), foi um militar da Marinha do Brasil. Na carreira, atingiu o posto de almirante, tendo os seus serviços à pátria sido reconhecidos pelo Império com a concessão do título de Marquês de Tamandaré. Herói nacional, é o patrono da Marinha de Guerra do Brasil. O dia de seu nascimento, 13 de dezembro, é lembrado como o Dia do Marinheiro.

Participou nas lutas da guerra da Independência do Brasil, na Bahia, da Confederação do Equador e da repressão às revoltas ocorridas durante o Período Regencial: a Cabanagem, a Sabinada, a Farroupilha, a Balaiada e a Praieira.

No plano externo, participou da Guerra contra Oribe e Rosas e, com a eclosão da Guerra do Paraguai, comandou as forças navais em operação na bacia do Rio da Prata, em apoio à batalha do Passo da Pátria, à batalha de Curuzu e à batalha de Curupaiti.

Fonte: Wikipédia

Como acontece tradicionalmente, o Jockey Club Brasileiro homenageia Joaquim Marques Lisboa com a realização do GP Almirante Marquês de Tamandaré (G2). A prova acontece no domingo, dia 08 de dezembro, e reunirá sete competidores em 2.400 metros, na pista de grama. São eles:

To Sir With Love e U Said I Do (ambos do Haras Doce Vale); Nudini (Stud Araré); Winstar (Stud Best Friends); Oviedo (Stud H&R); Quantify (Stud Red Rafa) e Limeira (Stud EScoirial).

Da Redação – Fotos: Internet e Arquivo JCB

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo