A genialidade de Julio Cápua, por José Laudo de Camargo » Jockey Club Brasileiro - Turfe

A genialidade de Julio Cápua, por José Laudo de Camargo

O Engenheiro Julio Cápua obteve um resultado ímpar na criação da raça Puro Sangue de Corrida devido ao entrosamento das variáveis que compõem a criação e as corridas de cavalos PSI.

Em minha opinião o segredo deste sucesso foi descrito em um Balanço da Cia Construtora Cápua & Cápua em 1942 onde ele publicou: “ … COESOS NA PERFEITA HARMONIA SOB TODOS OS PONTOS DE VISTA, MANTIVERAM-SE OS SENHORES DIRETORES BUSCANDO TODOS UMA SÓ FINALIDADE- “O PROGRESSO DA COMPANHIA”

Julio Cápua foi uma pessoa que acreditava na “Família”, no sentido intrínseco da palavra, e norteou seus assistentes e colaboradores no Haras e Stud Vale da Boa Esperança da mesma forma, estabelecendo a harmonia entre as pessoas.

O primeiro passo foi em 1948 ao dar gratuitamente à população do Vale do Cuiabá uma área de 150.000m² para proporcionar melhores condições de vida e salubridade construindo casas para 300 famílias se instalarem no Centro de Assistência Social Santa Terezinha, orientados pela esposa Dona Marilia, dentro de um espírito católico. Assim se criaram os primeiros empregados do Haras e Centro de Treinamento.

A preocupação com a alimentação e com o bem-estar das pessoas e dos cavalos foi uma constante desde a fundação do Haras Menino Jesus, em Fevereiro de 1952, no Vale do “Coyaba”, em Itaipava, um dos distritos da Cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro que em 1953 transformou-se em uma Sociedade Anônima familiar, o Haras Vale da Boa Esperança S.A.

Pelo raciocínio engenhoso de Julio Capua ele interpretou de forma soberba as leituras e estudos fundamentais na busca do pleno entendimento do Cavalo de Corrida amparado pelo relacionamento direto que tinha com os cavalos uma vez que praticava a equitação na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro, na época que conheceu sua futura esposa, a amazona Marilia Esteves de Almeida.

Julio Cápua criou e orientou o treinamento de 61 cavalos.

87% deles correram e 81% dos que correram ganharam 157 corridas.

Dos 54 Produtos que correram, 23 = 43% foram de coberturas feitas de 15 de Novembro a 30 de Dezembro, que por muitos são consideradas coberturas “do tarde”

Dos 54 Produtos que correram, 42 = 78% (setenta e oito) estrearam aos 2 anos de idade, decorrência do método e local de treinamento, do “manége” para a doma etc…

25% dos 61 Produtos foram os cavalos que considerei de corredores de nível “clássico” e outros 23% foram corredores com nível que considerei “acima da (boa) média”, cavalos de Prova Especial, 3 anos com 2 e 3 vitórias.

Quatro foram os Campeões criados e treinados por Julio Capua:  RIBOL (Rieck, Fr) 440 Kgs, HYPERIO (Amphis, Fr) 402 Kgs, SABINUS (Hyperio, Brz – na foto, com Julio Cápua, sua esposa, Marilia Esteves de Almeida e montado por Antônio Ricardo ) 440 Kgs e PARNASO (Sancy, Fr) 430 Kgs.

SPARKIE (Rieck, Fr) 400 Kgs trabalhava pela manhã como um campeão e corria muito à tarde assim como SAN PRINCE (Sancy, Fr).  SANCY (Scratch, Fr) 438 Kgs foi de primeira; o jóquei Gabriel Meneses considerava MUSETTE (Hyperio, Brz) 412 Kgs de primeira linha, CORSO (Hyperio, Brz) 425 Kgs ganhou duas nos EUA depois de ser 4° no Grande Premio Brasil, SCIPION (Sancy, Fr) 425 Kgs ganhou 5 nos EUA e ROBIE (Amphis, Fr) 460 Kgs, a quem Miguel Gil considerava melhor que HYPERIO, este em minha análise, foi o melhor de todos e pesava 402 Kgs.

Dezessete dos trinta e oito cavalos machos criados por Julio Cápua foram selecionados como reprodutores no Brasil o que demonstra a força da Genética Cápua.

Estes foram os diversos resultados de Julio Cápua (ao centro, na foto abaixo, durante a premiação após uma de suas inúmeras vitórias), fruto do trabalho, perseverança e capacidade intelectual dele, mas também decorrência do carinho e atenção dada aos cavalos pois, algumas quantas vezes, Julio Cápua foi visto abraçado com os potrinhos no sitio de sua propriedade no Vale do “Coyaba”, onde criava seus cavalos.

por José Laudo de Camargo

 

 

 

 

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo