Mostrando-se um belo fundista, Oviedo conquistou o Clássico Derby Club (L.), última etapa da Taça Quati, em 3.000 metros, grama pesada, com três metros de cerca móvel, neste domingo, 17 de outubro, no Hipódromo da Gávea.
El Kin fez o train na primeira parte do percurso, abrindo larga vantagem sobre os rivais. Quase na grande curva, os adversários aproximaram-se e Oviedo já tomou conta da situação. Mind Trick e Oberyn vieram na mesma toada e iriam tentar o bote no castanho de Aluizio Merlin Ribeiro na reta decisiva.
Na hora da verdade, controlado pelo recordista mundial de vitórias, o grande Jorge Ricardo, Oviedo entrou absoluto. Oberyn e Mind Trick, mexidos e exigidos por seus pilotos, tentavam atacar Oviedo. Em vão. Ajustado por seu piloto, Oviedo manteve-se na liderança e veio assim até o disco. Oberyn formou a dupla, mesmo muito atacado por Mind Trick. Borba Gato e Tomahawk chegaram depois.
Com o terceiro lugar, Mind Trick (Hat Trick e Sagacitá, por Redattore – Stud Hulk/ Haras Valentin) somou 16 pontos – 12 da vitória no GP ABCPCC; 1 do 5º lugar no Clássico Coaraze e 3 do terceiro no Clássico Derby Club) superando os 15 de Oviedo (10 do triunfo no Clássico Derby Club e 5 do segundo no Clássico Coaraze) para vencer a edição 2024 da Taça Quati.
Preparado no CT Verde e Preto e apresentado sob a responsabilidade de Luiz Claudio Costa (2º Gerente de Luiz Esteves), Oviedo é um 4 anos, filho de Agnes Gold e Valleyview, por Wild Event, criado pelo Stud Eternamente Rio e defensor das sedas do Stud H&R. Na sua segunda vitória, a primeira na esfera clássica, Oviedo “maratonou” o percurso em 3min18s88.
VEJA A GALERIA DE IMAGENS DO CLÁSSICO DERBY CLUB (L.)
por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli