Nada mais prazeroso a um amante do Esporte dos Reis do que ver um craque correr.
E, todas as vezes, em que entra na pista de areia, Apolo Dez não decepciona.
Em sua oitava atuação no terreno, no ano de 2024, o castanho de Luis Antonio Ribeiro Pinto venceu todas, sempre mostrando seu enorme poderio locomotor.
Antes ele levantou: GPs Professor Nova Monteiro (1.900 – G3 – 22/01) e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (1.900 – G3 – 04/03); Prova Especial Daião (1.600 – 27/05); GP Delegações Turfísticas (1.900- G3 – 20/06); Copa ABCPCC Milha Areia – Sylvio Bertoli (1.600 – 04/08); Clássico Much Better (1.900 – L. – 09/09) e o Clássico Eurico Solanés (1.500 – L. – 30/09)
Nesta segunda-feira, 04 de novembro, foi a vez de Apolo Dez levantar o Grande Prêmio Salgado Filho (G3), em 1.600 metros, pista de areia leve, uma das atrações da noturna do Hipódromo da Gávea.
Smartbrain pulou na dianteira e fez o ritmo do páreo, com Apolo Dez, Roxy Girl, Olympic National e Renewed Hope na sequência. Fazendo força, Apolo Dez acompanhava com facilidade o train movido por Smartbrain. Na grande curva, o piloto de Apolo Dez vinha tranquilo em seu dorso, enquanto os jóqueis de Roxy Girl, Olympic National e Renewed Hope já “procuravam por seus conduzidos” tentando acompanhar o favorito de devolução de capital e maior crava no Pick 7 do dia.
Na hora decisiva, com Wilkley Xavier – como de hábito, impecável na condução – olhando para trás e cuidando dos rivais, Apolo Dez “ao natural”, aproximou-se e dominou Smartbrain. Sem adversários, Apolo Dez rumou para o espelho, chegando ao 10º triunfo em sua campanha. Passado o espelho, Wil deixou Apolo Dez galopar mais um pouco e o fantástico animal de 4 anos, criado por Ulisses Lignon Carneiro parou somente na altura da milha. Smartbrain, em bela performance, formou a dupla, com Olympic National, Renewed Hope e Roxy Girl chegando na sequência.
Crimson Tide realmente não para de dar alegrias ao titular do Stud São Francisco da Serra, avô materno que é de Apolo Dez, um filho de Holding Glory e Pleine Lune. Em marca muito boa, Apolo Dez, rumo ao GP Paraná (G3), em dezembro, passou a milha em 1min36s99.
Trabalho fantástico de Julio Cezar Sampaio, sempre mantendo Apolo Dez em forma soberba e o trazendo em condições de competir e superar seus adversários, o que sabemos não ser uma tarefa fácil. Não por nada é um dos melhores profissionais em atividade no país e extremamente consagrado.
VEJA A GALERIA DE IMAGENS DO GP SALGADO FILHO (G3)
por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli