Nem mesmo o ótimo Cogburn foi capaz de impedir a vitória de mais um europeu nas provas em pista de grama do Festival 2024 da Breeders’ Cup. Desta feita prevaleceu a atropelada do britâncio Starlust para conquistar a BC Turf Sprint (G1), prova com US$ 1 milhão de bolsa, em 1.000 metros, no gramado do prado californiano, neste sábado, 02 de novembro.
Cogburn assumiu a ponta logo após a largada, abriu dois, três corpos sobre o restante do lote e parecia que a briga seria apenas pela dupla, tendo em vista a facilidade que o castanho movia o train da competição. Starlust era o nono colocado, sempre pelo menor caminho.
Na reta final, logo Cogburn começou a diminuir o ritmo e seus adversários logo aproximaram-se perigosamente. Embalado e arrumando ótimas passagens junto à cerca interna, Starlust surgiu com ação avassaladora, passou de viagem por Cogburn e chegou sem ser ameaçado ao espelho, no maior triunfo em sua campanha. Motorious formou a dupla, com Ag Bullet, Star Of Mistery e Cogburn finalizando na sequência.
Trazido em ótima forma por Ralph Beckett e montado de forma impecável por Rossa Ryan, Starlust é um 3 anos, filho de Zoustar e Beyond Desire, por Invincible Spirit, criado por Brandon Court Stud e que defende as sedas de Filtriani Hai.
No seu sexto êxito, o primeiro de graduação máxima, Starlust completou o quilômetro em 55s92.
por Fernando Lopes – foto: Alex Evers