Confirmando o favoritismo e a enorme dominância dos animais europeus em pista de grama, Henri Matisse atropelou forte para conquistar a Breeders’ Cup Juvenile Turf (G1), em 1.609 metros, grama, com US$ 1 milhão de bolsa, última prova da sexta-feira, 1º de novembro, no Hipódromo de Del Mar, na Califórnia.
Animal bastante regular, Henri Matisse mostrou que dará alegrias à Coolmore. Corrido no fundo do pelotão, o castanho engrenou aberto para passar um a um dos seus rivais e superar, por pequena diferença, o valente Iron Man Kal, que formou a dupla em bela performance. Aomori City, New Century e Dream On, que ponteou a prova desde a largada, fecharam o marcador.
Apresentado pelo fantástico Aidan O’Brien e conduzido de forma perfeita por Ryan Mooore (dupla que venceu a prova em sete oportunidades e Aidan, na oportunidade, igualou o número de D. Wayne Lukas, chegando a 20 BC conquistadas), Henri Matisse é um 2 anos, filho de Wootton Basset e Imortal Verse, por Pivotal, criado por Immortal Verse Syndicate e de propriedade da Coolmore.
No seu quarto triunfo, Henri Matisse passou a milha em 1min34s48.
por Fernando Lopes – foto: Gregory Bull – staff, ASSOCIATED PRESS