De ponta a ponta e sem dar impressão de ser derrotado em parte alguma do percurso, Citizen Bull levantou de forma brilhante a edição 2024 da Breeders’ Cup Juvenile (G1), com bolsa de US$ 2 milhões, e já garantiu seu lugar no starting-gate do Kentucky Derby 2025, marcado para 03 de maio, em Churchill Downs. A prova, disputada em 1.700 metros, areia, foi a penúltima nobre da sexta-feira, 1º de novembro, em Del Mar.
Na partida, o favorito East Avenue tropeçou e deixou ali suas chances na carreira. Citizen Bull fez questão da dianteira, escoltado por seus companheiros de cocheira, Gaming e Gateway Car (este também de farda). Os mais visados das apostas, East Avenue e Chance McPatrick estavam no fundo do lote e correndo lado a lado. Floreando na ponta e sem ser incomodado, Citizen Bull economizava fôlego para a hora necessária. Na grande curva, Gaming, bastante exigido por Irad Ortiz Jr., tentou aproximar-se de Citizen Bull, que estava inteiro na ponta.
Em plena reta final, sobrando, Citizen Bull não deu chance aos adversários e, na perfeita condução de Martin Garcia, chegou ao espelho sem ser ameaçado, conseguindo belo triunfo. Gaming formou a dupla e Hill Road superou Gateway Car nos últimos metros para evitar a Trifeta de Baffert. Ferocious completou o placar.
Mantido em grande forma pelo consagrado Bob Baffert – campeão da prova pela sexta vez -, Citizen Bull (que foi adquirido por US$ 675 mil num leilão em Keeeneland), é um 2 anos, filho de Into Mischief e No Joke, por Distorted Humor, criado por Robert & Lawana Low e defensor das cores da parceria SF Racing LLC, Starlight Racing, Madaket Stables LLC, Stonestreet Stables LLC, Dianne Bashor, Determined Stables, Robert E. Masterson, Tom J. Ryan, Waves Edge Capital LLC e Catherine Donovan.
No seu terceiro êxito, o segundo de G1, o outro no American Pharoah Stakes, em quatro apresentações, Citizen Bull correu a distância em 1min43s07.
por Fernando Lopes – foto: Barbara D. Livingston – DRF