Campeão da preparatória – Clássico Ghadeer (L.) – no começo de setembro, Sparco levantou, em final conturbado, com três reclamações e uma desclassificação, a versão 2024 do Grande Prêmio Linneo de Paula Machado – Grande Criterium (G1), a última carreira de graduação máxima do ano, no Hipódromo da Gávea. A homenagem do JCB a uma de suas figuras mais importantes foi a atração central da jornada do domingo, 06 de outubro, e disputada em 2.000 metros, pista de grama pesada.
Sang-Hwa comandou as ações desde a partida, vigiado por Nagayama. O favorito Valparaiso era o terceiro, com Nudini e Sparco na sequência. O panorama pouco alterou-se durante os metros iniciais, com Sang-Hwa sempre mostrando o caminho, tendo Nagayama na sua cola. Aberto, Valparaiso acompanhava bem o ritmo, assim como Nudini e Sparco.
Na reta decisiva, Sang-Hwa logo deu por completada sua missão. Nagayama assumiu a ponta, mas não abriu vantagem. Nudini apresentou-se, assim como Valparaiso. Sparco progredia pela cerca interna. Os quatro dando fila de vitória e o final prometia ser eletrizante. Sparco engrenou pela cerca e Nudini embalou no meio da pista. Valparaiso não mostrava força para derrotar os dois. Nagayama ficou sem passagem quando Nudini tentou correr para dentro e Sparco saiu do interno da pista. No disco, Sparco cruzou com mínima vantagem sobre Nudini, com Valparaiso, Nagayama e Sang-Hwa chegando em seguida.
Após a chegada, o piloto de Nudini (H.Fernandes) reclamou contra o de Sparco (I.Santana). E Jorge Ricardo (Nagayama) fez reclamação contra os jóqueis de Nudini (H.Fernandes) e Sparco (I.Santana).
A Comissão de Corridas do JCB entendeu por desclassificar Nudini, da segunda colocação, por prejuízo causado a Nagayama, o quarto colocado.
Assim, o placar final ficou:
1º Sparco
2º Valparaiso
3º Nagayama
4º Nudini
5º Sang-Hwa
Apresentado de maneira soberba por Antonio Carlos Silveira (RS) e conduzido por Ivaldo Santana – que em sua terceira passagem pela Gávea no ano, venceu seu segundo G1, o outro com Martin Luther King (Haras Santa Maria de Araras) no GP Francisco Eduardo e Linneo Eduardo de Paula Machado -, Sparco é um 3 anos, filho de Verrazano e Society Girl, por Agnes Gold, criado pelo Haras Di Cellius e de propriedade do Stud Duplo Ouro, de Ricardo Fellizola. Na sua terceira vitória, a segunda nobre, Sparco assinalou para a distância: 2min04s35.
VEJA A GALERIA DE IMAGENS DO GP LINNEO DE PAULA MACHADO – GRANDE CRITERIUM (G1)
por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli