Com uma direção digna do homenageado da prova, Leandro Henrique levou Moroccan ao triunfo, por pequena diferença sobre o favorito, Lake A Trojan, no Clássico Luiz Rigoni (L.). Um dos principais destaques da reunião do domingo, 1º de setembro, a celebração do JCB a um dos maiores jóqueis de todos os tempos – para muitos o melhor – foi realizada em 1.500 metros, grama macia, com três metros de cerca móvel.
Sultan Of Swing, um dos animais de 3 anos do campo – Santos Dumont era o outro – fez valer o peso pluma e tomou a ponta após a boa largada da competição. Lake A Trojan, Moroccan, Santos Dumont, Olympic North, Ato Máximo e Air Ball eram os próximos. Galopando solto na frente, Sultan Of Swing comandava as ações, sempre vigiado por Lake A Trojan. Santos Dumont, Moroccan e Olympic North corriam próximos, com Ato Máximo e Air Ball fechando o pelotão.
Em plena reta final, Lake A Trojan partiu rápido para cima de Sultan Of Swing, que saiu da cerca interna para a linha três, quatro. Esse espaço mostrou-se providencial para Leandro Henrique colocar Moroccan pela linha um e entrar na briga com os dois da frente. Quando Sultan Of Swing esmoreceu, a decisão ficou entre Lake A Trojan e Moroccan. Com a fantástica passagem e o rigor de seu piloto, Moroccan manteve pequena vantagem sobre Lake A Trojan durante a reta e chegou ao disco com mínima diferença sobre o poderoso rival, que “caiu de pé”, perdendo corrida sem nome. Muito próximo, em parte da reta chegou a dar impressão de passar pelos dois primeiros, Olympic North finalizou em terceiro. Ato Máximo e Air Ball completaram o marcador luminoso.
Trazido do CT Lost Love em grande estado pelo craque Adelcio Menegolo, Moroccan é um 4 anos, filho de Drosselmeyer e Dona da Verdade, por Wild Event, criado pelo Haras Anderson e de propriedade do Haras Sweet Carol, de Carol Schuenke. Na terceira conquista de sua campanha, sendo este seu batismo nobre, Moroccan parou os cronômetros em 1min29s23.
VEJA A GALERIA DE IMAGENS DO CLÁSSICO LUIZ RIGONI (L.)
por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli