De ponta a ponta, contando com a expertise do recordista mundial de vitórias, o Homem da Estátua, em seu dorso, Sparco mostrou perfeita adaptação à distância e levantou, neste domingo, 1º de setembro, a versão 2024 do Clássico Ghadeer (L.). A carreira, uma celebração do JCB ao fantástico chefe de raça francês, que muito classicismo emprestou à criação nacional, foi também o trial para o Grande Criterium, GP Linneo de Paula Machado (G1), a ser disputado no prado carioca, em 06 de outubro e uma das atrações da excelente jornada no Hipódromo da Gávea.
Após a boa largada, Sparco assumiu logo o comando das ações, seguido por Smartbrian, Happy Caramba, Nudini, Suburbano, Salto da Glória e Nothing But. Dosando bem o ritmo, como já fez em mais da metade de suas 13.316 vitórias, Ricardo deixava Sparco bracear à vontade na dianteira, economizando fôlego para a reta decisiva. Entendendo que a encrenca estava na frente, Leandro Henrique começou a deixar Nudini “andar um pouco mais rápido” na grande curva. Smartbrian vinha junto com o favorito do público apostador.
No momento da verdade, Sparco entrou absoluto na frente, com Smartbrian e Nudini disputando espaço na perseguição ao ponteiro. Dos demais, nesta parte do percurso, ninguém mostrava intensidade para desalojar os três da frente. Nudini desvencilhou-se de Smart Brian e veio dar caça a Sparco. Em vão, o castanho de Ricardo Felizzola tinha reservas e, mesmo com Nudini apertando o cerco nos 150 metros finais, Sparco cruzou o espelho com pescoço à frente do poderoso rival, em mais um belíssimo triunfo com a assinatura do maior de todos os tempos. Salto da Glória tomou o terceiro de Smart Brian, que cansou de perseguir os dois primeiros. Nothing But complementou o marcador.
Trazido ao Rio de Janeiro em excelente estado por Antonio Carlos Silveira, treinador radicado no Hipódromo do Cristal, Sparco é um 3 anos, filho de Verrazano e Society Girl, por Agnes Gold, criado pelo Haras Di Cellius e defensor das sedas do Stud Duplo Ouro. Na sua terceira vitória, a primeira na esfera nobre, Sparco cobriu os 2.000 metros, pista de grama macia, com três metros de cerca móvel, em 2min02s74.
VEJA A GALERIA DE IMAGENS DO CLÁSSICO GHADEER (L.)
por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli