Após boas atuações misturada com os machos, Bourgogne, encarando somente as fêmeas, comandou a dobradinha da Fazenda Mondesir – Bloody Mary ficou com a segunda posição – nos 2.000 metros, grama pesada, do tradicional Grande Prêmio Duque de Caxias (G2). A carreira, uma homenagem do JCB ao Patrono do Exército Brasileiro, Marechal Luís Alves de Lima e Silva, foi a atração central da jornada de domingo, 25 de agosto, no Hipódromo da Gávea.
Logo após a excelente largada, mesmo saindo do último box, rapidamente Bourgogne assumiu o comando das ações. Q’Luz do Iguassu, Magnific Princess, Bloody Mary, Úbeda, Rota da Seda, Luna Linda e Germnan Glory eram as próximas. Floreando na dianteira, Bourgogne mostrava o caminho às rivais, não levava lama na cara e “economizava fôlego” para a hora da verdade. Sem alterações no panorama, Q’Luz do Iguassu, Magnific Princess, Bloody Mary, Úbeda, Rota da Seda, Luna Linda e Germnan Glory seguiam o ritmo da ponteira, sem incomoda-la.
Em plena reta final, Bourgogne entrou absoluta na primeira posição. Magnific Princess e Q’Luz do Iguassu não mostravam forças para tentar lutar pelo triunfo. Favorita do público apostador, Bloody Mary desvencilhou-se do lote e veio dar caça à sua companheira de farda. Em vão. Com sobras, muito bem conduzida por José Aparecido, Bourgogne manteve-se firme no comando das ações, cruzando o espelho com sobras. Bloody Mary formou a dupla da belíssima farda branco, mangas azuis e boné encarnado. Afastada, German Glory atropelou para ficar com o terceiro lugar, cabenda a Q’Luz do Iguasssu e Luna Linda o complemento do placar remunerado.
Trazida do Centro de Treinamento Vale da Boa Esperança em forma soberba pelo vitorioso Cosme Morgado Neto, Bougogne é uma 5 anos, filha de Agnes Gold e Pommery, por Wild Event, de criação e propriedade da tradicionalíssima Fazenda Mondesir. Na segunda conquista de sua campanha, a primeira na esfera clássica, Bourgogne completou a distância em 2min05s57.
Mais sobre o Duque de Caxias
Hoje foi celebrado o Dia do Soldado, em alusão à data de nascimento de Luis Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias. O patrono do Exército Brasileiro nasceu em 25 de agosto de 1803, no Rio de Janeiro.
Caxias foi protagonista na luta pela independência e na Guerra da Cisplatina. Como comandante geral dos aliados, foi essencial para a vitória na Guerra do Paraguai.
Duque de Caxias também foi Ministro da Guerra. Sua habilidade política e sua visão estratégica foram fundamentais para a estabilidade do Brasil.
Portanto, este Grande Prêmio não é apenas uma celebração do esporte, mas também uma homenagem à memória de um homem cuja vida e serviço exemplificam os valores de bravura.
VEJA A GALERIA DE IMAGENS DO GP DUQUE DE CAXIAS (G2)
por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli