Considerado por muitos o melhor treinador de todos os tempos do turfe nacional, “Seu Nhô Nhô” mais uma vez é reverenciado pelo Jockey Club Brasileiro com uma prova de Grupo 3 em seu nome.
Descoberto por Linneo de Paula Machado, Ernani de Freitas foi, durante toda sua carreira, treinador exclusivo das cores ouro e costuras azuis do Haras São José e Expedictus. Profissional exemplar, jamais sofreu qualquer punição, nos mais de 50 anos que dedicou ao turfe carioca.
“Seu Freitas” ou “Nhô Nhô”, como era conhecido, obteve mais de 3.500 vitórias, chegando a ser recordista sul-americano, vencendo inúmeras estatísticas, todas as provas clássicas do turfe carioca, inclusive, sendo campeão nove vezes do GP Cruzeiro do Sul e seis do GP Brasil – Six Avril (1939), Albatroz (43 e 44), Helíaco (47 e 48) e Orpheus (1975).
Treinador da escola mais tradicional do turfe brasileiro, Ernani de Freitas foi um profissional exemplar. Simples como os grandes, sabia tirar tudo de melhor dos animais, sendo referência para várias gerações de profissionais. Também era bastante popular no exterior, sobretudo por seu recorde, que era reconhecido em toda América do Sul.
Vitima de um mal súbito, Ernani de Freitas faleceu no dia 21 de maio de 1978, quando se preparava para vir ao Hipódromo da Gávea, onde vários de seus pensionistas estavam inscritos para competir.
Como vem acontecendo desde o ano de seu falecimento, o Jockey Club Brasileiro realiza neste fim de semana o GP Ernani de Freitas (G3). A prova já revelou grandes corredores, como os campeões do GP Brasil: Aporé (Haras São José e Expedictus), Bowling (Haras Santa Ana do Rio Grande) e Potri Road (Haras São Francisco de Paula); e outros vencedores de G1 como: Pallazzi (Haras Santa Maria de Araras), Grifton (Stud Brocoió), Redatorre (Stud Grenoble), Baby Speedy (Stud Mi-Na) e Hard Buck (Stud Exocet), o fenômeno Bal A Bali (foto acima), Oregon Pine (Stud São Francisco da Serra); Voador Magee, Leviatan, Royal Ship, Monanfan.
Na carreira deste ano, em 1.500 metros, pista de grama, seis potros de três anos foram anotados, são eles:
Semente da Paz (Stud Eternamente Rio); Mc Arrocha (Haras Estrela Nova); No More Trick (Stud H&R); Impetus (Stud Verde); Saladino (Haras Nacional) e Sentinela (Stud Blue Mountain)..
da Redação
Fotos: Internet, Arquivo JCB e Gerson Martins